Aula de Design: River Raid, de Carol Shaw, para Atari 2600

Carol Shaw se aposentou jovem, desfrutando do resultado milionário de seu clássico shooter dos anos 1980.

  • por em 4 de agosto de 2023

Imagem: MJR Extras

Formada em Engenharia elétrica e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Carol Shaw é um dos grandes nomes do desenvolvimento de games e um ícone feminino, que incentiva as mulheres a persistirem no mercado de jogos digitais.

Carol foi a criadora de um dos mais aclamados games do início da história dos jogos, River Raid, para o espartano console Atari 2600, em 1982.

Carol Shaw com o cartucho de River Raid – Imagem: Vintage Computing

Encaixar um game nos 4k disponíveis no cartucho do Atari 2600 sempre foi um exercício de criatividade para os programadores de jogos da época e a profissional realizou um feito memorável, compactando dados e desenvolvendo soluções surpreendentes para oferecer ao público um jogo ainda hoje lembrado pelo desafio de jogabilidade e por seu fator de diversão.

A decisão de scroll vertical do game, por exemplo, veio para suprir as deficiências do sistema. “O rolamento horizontal não funcionaria bem, pois ficaria irregular. Fiz a rolagem vertical porque podia passar uma linha por vez e esse era um movimento mais suave”, comentou a desenvolvedora, em uma entrevista ao site Vintage Computing.

Para economizar memória, Carol optou por espelhar o cenário do jogo, “Estava rascunhando o gráfico no papel e percebi que podia fazer isso com a imagem espelhada, então se pareceria com um rio com ilhas no meio, foi aí que inventei o rio como tema”, comentou.

Propaganda do game mostrando o plano de voo.

A ideia do jogo também previa a condução do desafio por meio de um navio de guerra, mas o design visual da embarcação ficava comprometido pelas limitações do console. A solução foi optar pela criação de um aeroplano, considerando que a imagem pixelada de um avião era mais facilmente reconhecível pelos jogadores.

Outras soluções envolvendo design visual e formas de otimizar o sistema mostram a inventividade e habilidades profissionais da criadora, que se aposentou muito jovem, desfrutando do resultado milionário de seu clássico shooter dos anos 1980.

Fonte: Bookzine Old!Gamer nº 11

Imagem: MJR Extras

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments