É importante conhecer a história dos videogames, desde os primórdios dos arcades até a indústria bilionária de hoje, que vai de consoles, mobile e PCs. Aqui estão alguns dos livros mais precisos sobre a história dos games, cobrindo diferentes aspectos como desenvolvimento, negócios e cultura.
História Geral
- “The Ultimate History of Video Games” (2001) – Steven L. Kent
- Um dos livros mais completos, cobrindo desde os primórdios (Pong, Atari) até o PlayStation 2 e Xbox.
- “Console Wars” (2014) – Blake J. Harris
- Foca na batalha entre Sega e Nintendo nos anos 90, com detalhes sobre marketing, estratégias e a guerra Sonic vs. Mario.
- “Replay: The History of Video Games” (2010) – Tristan Donovan
- Aborda a evolução global dos games, incluindo mercados como Europa e Japão, além dos EUA.
- “The Video Game History Foundation’s Digital Anthology” (Projeto em andamento) – Frank Cifaldi
- Uma iniciativa para preservar e documentar a história dos jogos de forma acadêmica.
Livros sobre Empresas
- “Masters of Doom” (2003) – David Kushner
- A história da id Software e a criação de Doom e Quake, com John Carmack e John Romero como protagonistas.
- “Blood, Sweat, and Pixels” (2017) – Jason Schreier
- Relatos sobre o desenvolvimento conturbado de jogos como Destiny, The Witcher 3 e Stardew Valley.
- “Press Reset: Ruin and Recovery in the Video Game Industry” (2021) – Jason Schreier
- Foca em estúdios que fecharam e como a indústria é volátil para desenvolvedores.
- “The Making of Prince of Persia” (2011) – Jordan Mechner
- Diários do criador do clássico jogo, mostrando os desafios da produção nos anos 80/90.
Livros sobre Cultura
- “Extra Lives: Why Video Games Matter” (2010) – Tom Bissell
- Uma reflexão sobre a importância artística e narrativa dos videogames.
- “Joystick Soldiers: The Politics of Play in Military Video Games” (2010) – Nina B. Huntemann & Matthew Thomas Payne
- Analisa a relação entre jogos de guerra (como Call of Duty) e o militarismo real.
- “Super Mario: How Nintendo Conquered America” (2011) – Jeff Ryan
- A história da Nintendo e como Mario se tornou um ícone global.
Livros sobre Design e Desenvolvimento
- “Game Over: How Nintendo Zapped an American Industry” (1993) – David Sheff
- Um clássico sobre a ascensão da Nintendo e sua dominação nos anos 80/90.
- “The Art of Game Design” (2008) – Jesse Schell
- Um guia essencial sobre teoria e prática do design de jogos.
- “Designing Virtual Worlds” (2003) – Richard Bartle
- Escrito por um dos criadores dos primeiros MUDs (antecessores dos MMOs como World of Warcraft).
Biografias
- “Sony Playstation: The Official History” (2021) – Future Press
- Um livro luxuoso com imagens e detalhes sobre a história do PlayStation.
- “Life in Pixels” (2021) – Yu Suzuki
- Memórias do lendário criador de Shenmue e Out Run.
- “Stay Awhile and Listen” (2013) – David L. Craddock
- A história da Blizzard North e a criação de Diablo.
Livros em Português – traduzidos no Brasil
- “A História do Videogame” – Daniel Gularte
- Um panorama acessível sobre a evolução dos jogos.
- “Game Invaders: A História dos Games no Brasil” – Carlos Eduardo Marciano
- Sobre o mercado brasileiro e sua relação com os games.
- “Nintendo: A Incrível História da Maior Empresa de Videogames do Mundo” – Jeff Ryan (traduzido)
- Versão em português do livro sobre a Nintendo.

“The Ultimate History of Video Games”. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.