O que é e como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, do Banco Central - Drops de Jogos

O que é e como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, do Banco Central

Importante divulgar esse recurso do BC

  • por em 26 de julho de 2025
Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Do site do Banco Central: ​O MED é um mecanismo exclusivo do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades de a vítima reaver os recursos. Você deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que você fez o Pix, quando você for vítima de fraude, golpe ou crime. Funciona assim:

  • você reclama na sua instituição;
  • a instituição avalia o caso e, se entender que faz parte do MED, o recebedor do seu Pix terá os recursos disponíveis bloqueados na conta;
  • o caso é analisado em até 7 dias. Se for concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, em até 96 horas você receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente), se houver recurso na conta do fraudador;
  • Caso a devolução tenha sido feita parcialmente, o banco do fraudador deverá realizar múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que forem creditados recursos nessa conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias contados a partir da transação original.
Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente Pix da sua instituição, por exemplo, se ela efetuar uma transação em duplicidade. Nesse caso, ela avalia se houve a falha e, em caso positivo, em até 24 horas o dinheiro é devolvido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments