Negócios

PGB 2023 divulga as 10 marcas mais populares para os gamers

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da Pesquisa Game Brasil. PGB 2023 divulga as 10 marcas mais populares para os gamers.

Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulga hoje os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo. O novo levantamento mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo dois inéditos: produtos de cuidado e higiene; e produtos alimentícios.

Por meio de parâmetros inéditos, o painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 traz insights sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação a como as marcas abordam este universo. Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, por exemplo, é importante respeitar a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece. 

Desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 mostra que 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico. A 10ª edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no país, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. 

“Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva,  sócio da Go Gamers.

O painel mostra, a exemplo, que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Segundo o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados são ligeiramente maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

PGB 2023 divulga as 10 marcas mais populares para os gamers. Foto: Divulgação

Outro tipo de ativação que cai no gosto dos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

MARCAS MAIS POPULARES

Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:

  1. BANCOS
    Mais conhecida: Nubank (82%)
    Mais utilizada: Nubank (55,6%)
  2. CARTÕES DE CRÉDITO
    Mais conhecida
    : Mastercard (86,5%)

    Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
  3. CERVEJA
    Mais conhecida
    : Brahma (85,3%)

    Mais consumida: Heineken (51,6%)
  4. COSMÉTICOS
    Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
    Mais consumida: O Boticário (66,7%)
  5. ENERGÉTICOS
    Mais conhecida
    : Red Bull (82,8%)

    Mais consumida: Red Bull (61,5%)
  6. FOOD SERVICES
    Mais conhecida
    : McDonalds (78,2%)

    Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
  7. REFRIGERANTES
    Mais conhecida
    : Coca-Cola (93,6%)

    Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
  8. SNACKS SALGADOS
    Mais conhecida
    : Doritos (74,3%)

    Mais consumida: Doritos (54,6%)
  9. SNACKS DOCES
    Mais conhecida
    : Kit Kat (71,1%)

    Mais consumida: Nestlé (56,3%)
  10. VESTUÁRIO E ROUPAS
    Mais conhecida
    : Nike (75,4%)

    Mais utilizada: Nike (57,7%)

Acesse o site oficial da Pesquisa Game Brasil para obter mais informações e baixar a versão gratuita do estudo.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Diferença entre sabão em pó e sabão líquido não é tão óbvia

Ao comprar um sabão para lavar roupas, a variedade de opções é desconcertante. Todos os…

20 minutos atrás

Rumor: Carlos Tramontina pode ir pro SBT em 2025

Será? Ele está hoje no Flow News do Grupo Flow

2 horas atrás

Denzel Washington diz que parou de votar e acompanhar o Oscar

Por uma injustiça na opinião dele

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!