Nova ferramenta Paint of Persia ajuda a criar sprites para games a partir de trechos de filmes

O recurso pode ser baixado gratuitamente no site do desenvolvedor Dunin.

  • por em 30 de junho de 2016

Um novo software acaba de ser disponibilizado para a criação de sprites para jogos, com um nome sugestivo e inusitado: Paint of Persia.

Os gamers "das antigas" certamente pegaram a referência de primeira, que faz alusão ao jogo Prince of Persia, lançado por Jordan Mechner, em 1989.

A referência ao jogo de plataforma de Mechner se justifica em razão do fato de, na produção do game, o desenvolvedor ter-se utilizado do mesmo expediente, criando os sprites para o jogo a partir de filmagens em que seu irmão atuava, como pode ser visto nesse vídeo e na imagem ao lado.

O software aproveita as imagens de filmes e animações para criar sequências animadas em pixel art, que podem ser exportadas como frames individuais ou sprite sheets, em arquivos PNG ou JPG (vide imagem abaixo). O sistema ainda exige algum trabalho com as pixel arts, mas facilita o processo por meio da rotoscopia.

A criação, até o momento, funciona somente em sistemas operacionais Windows 7 ou superior. Mas Dunin, o criador da inovadora ideia, afirma que o projeto se encontra ainda na versão alpha, com bugs e ausência de recursos, e deve se tornar mais robusto e ser portado para outras plataformas, como o Linux.

O recurso pode ser baixado gratuitamente no site de Dunin, e o desenvolvedor está aberto a dúvidas e auxílio para o projeto no fórum online do site ou através de sua conta no Twitter.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia