O ano de 2019 apresentou uma boa quantidade de projetos indies de games no Brasil, alguns com qualidade inquestionável.
O Drops de Jogos separou cinco destaques do ano e uma promessa para breve, que mostram que a cena de games brasileira não fica devendo nada para o mercado internacional.
Confira.
Kaze and the Wild Masks
Um cuidado primoroso com estética, gameplay e homenagem aos games de plataforma da era SNES trouxeram para o público Kaze and the Wild Masks, produzido pelos indies do Vox Game Studio e um dos grandes destaques do ano.
A qualidade do projeto rompeu fronteiras e o jogo passou a ser distribuído pela empresa holandesa Soedesco Publishing.
Árida: Blackland’s Awakening
Os desenvolvedores do Aoca Game Lab estão colhendo as excelentes críticas por seu trabalho de ambientação no sertão brasileiro do final do século XIX e pelos recursos oferecidos para viver a narrativa do jogo.
O jornal Folha de S.Paulo deu destaque à produção brasileira, identificando a qualidade do projeto e sua importância histórica para a produção brasileira de games.
O game foi o finalista do SBGames 2019 nas categorias Melhor Áudio e Melhor Design e pode ser adquirido na Steam.
A equipe da Aoca Game Lab lançou, no finalzinho de 2019, um teaser do próximo game, Árida: Rise of the Brave.
Aritana and the Twin Masks
Produção em 3D do estúdio paulistano Duaik Entertainment, Aritana and the Twin Masks demonstra o empenho dos desenvolvedores que, em 2014, iniciaram sua jornada com o 2D Aritana e a Pena de Harpia, ganhador de três prêmios de “Melhor Jogo”, um de “Melhor Som”, além de várias indicações.
O estúdio tem lançado alguns vídeos de gameplay de Twin Masks, que podem ser acessados em seu canal de YouTube.
Exodemon
Produzido pelo estúdio independente Kuupu, este FPS foi o quinto game apresentado na seleção Indie BR em 5, do editor Pedro Zambarda, pela simplicidade de sua proposta e uma dinâmica que remonta aos primeiros dias de DOOM e Quake, jogos que definiram o gênero.
Lançado no final de 2019, Exodemon está disponível na loja virtual Steam.
Sky Racket
O game do estúdio Double Dash foi anunciado no palco da Samsung na Tokyo Game Show, em setembro de 2019, e é um dos destaques do ano, inserindo o gênero “Shmup Breaker”, que une a dinâmica de Breakout aos jogos de “navinha”, em um gameplay divertido e empolgante.
O game pode ser adquirido na Steam.
171
Game do estúdio Betagames Group, o jogo brasileiro em mundo aberto foi o grande destaque na Avenida Indie, na BGS 2019.
De acordo com a divulgação do estúdio, o projeto receberá uma versão pré-Alpha no próximo mês de março.
O projeto recebeu a alcunha de “GTA Brasileiro” e conseguiu levantar cerca de R$ 70 mil em uma campanha de financiamento, mas segue sem previsão de lançamento.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.