Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais - Drops de Jogos

Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais

Média-metragem explica como locais promovem acesso facilitado a jogos eletrônicos, e expõe passado e perspectivas para o futuro

Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais

Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu as informações oficiais. Um real a hora: documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais.

Foi lançado nesta terça-feira (19) o documentário Um real a hora, do jornalista sergipano André Alcântara, disponibilizado gratuitamente no YouTube (clique aqui para assisti-lo). Centrada na Região Metropolitana de Aracaju, a produção retrata locadoras e lan houses de games, locais onde se paga determinado valor para se jogar uma certa quantidade de tempo, enquanto espaços de socialização. 

Através de entrevistas com múltiplos atores ligados ao meio, como usuários e proprietários, o média–metragem aborda as dinâmicas e interações sociais diversas que se dão nesses lugares. “O público de locadoras e lan houses nunca esteve interessado apenas em jogar. Nesses locais, que compõem parcela significativa da nossa cultura de videogame, ocorrem processos de sociabilidade muito complexos, mas aos quais pouco se atenta”, explicou Alcântara.

LEIA MAIS

1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais

Documentário sergipano retrata locadoras e lan houses de games como espaços sociais. Foto: Divulgação

Além disso, Um real a hora, que foi Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do jornalista, conta como o acesso a jogos se dá de modo mais facilitado nesses lugares. É que, em geral, esse tipo de espaço dispõe de aparelhos e games inacessíveis para boa parte dos frequentadores, que, ali, podem utilizá-los a um baixo custo. 

“Hoje, locadoras e lan houses de jogos são mais facilmente encontradas em periferias, onde jogar em computador ou em um console ainda é algo distante da realidade de muitas pessoas”, contou o jornalista. Alcântara acrescentou que há muitos casos de usuários que até possuem algum aparelho de games, mas que preferem o ambiente que esses locais proporcionam. “É algo que aparece no documentário”, afirmou.

Por meio de relatos ricos, Um real a hora caminha pela linha do tempo dos espaços retratados. O documentário vai do passado glorioso desses locais, abalado pela maior disseminação de computadores e consoles nos lares da Grande Aracaju, passando pelo presente, de quase extinção, até um futuro incerto, que ameaça colocar fim definitivo a esses lugares. 

“Foi muito difícil encontrar lan houses e locadoras de games na Grande Aracaju ainda em funcionamento. Muitas não quiseram falar, por motivos variados. É imprescindível que preservemos a história desses espaços, pois são personagens cruciais para entendermos o videogame brasileiro. É esse o motivo de Um real a hora existir”, enfatizou André Alcântara. 

Serviço

Filme: Um real a hora

Direção: André Alcântara

Onde ver: YouTube (clique aqui)

Preço: Gratuito

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments