Apesar de termos avançado na medicina nas últimas décadas, o cérebro continua sendo uma das partes mais complexas do corpo humano, sendo fruto de muitos estudos sobre diversos assuntos. Mas, como o nosso cérebro se comporta quando jogamos LoL e CS? Nosso time de eSports bets conversou com técnicos, neurologista e fisioterapeuta para explicar para você.

Antes de mais nada é importante deixar claro que aquela divisão simplista de que o lado esquerdo do cérebro é focado somente na lógica e que o direito trabalha a criatividade é um mito. 

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Todas as atividades acionam ambos os lados, mas algumas puxam mais uma parte que outras. No caso de League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) não seria diferente: os dois lados são ativados. Mas, quais habilidades estão em jogo e o que, neurologicamente, elas requisitam mais?

CS:GO: mira, concentração e habilidade

De acordo com o treinador Apoka, da equipe de CS:GO da MIBR, dedicação, adaptação e espírito de equipe são necessários para se competir, porém a mira é essencial. “Muitas skills são importantes. Por exemplo, atitude rápida, uso de utilitários, inteligência do que está acontecendo no mapa, mas a mais importante é a boa e velha mira”, conta em entrevista exclusiva à Betway. 

Confira no infográfico abaixo as outras habilidades essenciais na hora de jogar CS:GO e o motivo delas serem tão importantes.

media

Segundo o neurologista Doutor Júlio Pereira, especificamente no CS:GO, os profissionais exercitam diversas atividades no cérebro de uma vez só. Pensando na mira, por exemplo, o cérebro acaba atuando na visão – para entender o que está acontecendo no jogo -, na coordenação – para mirar rápido em um oponente na tela – e também na capacidade de lidar sob estresse. Este é um exemplo de como tudo está interligado.

“Basicamente, no CS:GO, o que vai chamar atenção é justamente a atividade motora desenvolvida junto com a visão. Essas habilidades vão servir na hora que você vai mirar, na hora que você vai acertar e na hora que você vai coordenar essas duas habilidades. Além disso, tem o tempo de resposta também, que é o tempo em que você vê uma cena, imagina como vai agir e toma uma decisão”, explica. 

LoL: a importância da comunicação

Já no LoL, a história é um pouco diferente, principalmente pelo quesito comunicação. De acordo com o técnico Abaxial, diversas skills devem ser trabalhadas em nível profissional. “Você precisa saber como jogar seu campeão, mas também precisa entender como seu inimigo vai jogar e como o seu time vai jogar. Essas relações mudam em tempos diferentes e espaços diferentes do mapa”, explica. 

Porém, segundo o técnico, os profissionais precisam trabalhar juntos para colocar suas estratégias em vigor e, claro, comunicar o que estão fazendo no mapa. Afinal, “para fazer todas essas coisas, uma pessoa realmente precisa ter flexibilidade intelectual e um equilíbrio forte”, finaliza. 

Mapeamos abaixo no infográfico outras skills importantes para um pro player de LoL, confira!

media

Já que cada decisão in game pode mudar a partida e tudo precisa ser feito coletivamente, como o cérebro consegue processar todas as possibilidades? O Doutor explica que, neste caso, o córtex frontal acaba sendo o mais utilizado: é a nossa área de planejamento. 

“No caso do LoL, você precisa tomar decisões estratégicas e coletivas de forma rápida. Além, é claro, da capacidade motora e de concentração. Essa é a grande diferença para os jogos que você precisa de interação humana: você tem que pensar na sua atuação, na atuação do seu time e imaginar o contra-ataque que irá ocorrer do seu adversário”, afirma o neurologista.

Além das habilidades: a fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva é outro ponto relevante para que as habilidades sejam desenvolvidas quando se compete em nível profissional. As sessões têm como objetivo prevenir lesões, limitar danos e reabilitar quando necessário. 

As maiores equipes do cenário profissional trabalham com fisioterapeutas, mas, afinal, qual o objetivo destes exercícios?

“A médio e longo prazo têm o objetivo de prevenir lesões futuras pelo mal uso muscular nas atividades, limitar danos articulares e neuromodulação para melhorar a propriocepção do indivíduo, proporcionando melhor desempenho na atividade profissional”, explica o fisioterapeuta Regis de Lima Neves. 

CS vs LoL: por dentro do cérebro dos pros

Entendendo que é necessário ser um estrategista, ter ação rápida, boa comunicação, foco, conhecimento de jogo, trabalho de equipe e paciência na hora de jogar ambos games, a pergunta final é: qual lado do cérebro é mais ativado em cada uma das modalidades?

media

Em ambos os jogos, o hemisfério esquerdo é o mais utilizado, mas nem de longe isso é o mais importante. Para o Doutor Júlio Pereira, o que chama mais atenção é a neuroplasticidade dos jogadores profissionais de Esports de ambas as modalidades. 

“O cérebro de um jogador profissional acaba, com o tempo, preparando-se para utilizar algumas habilidades que, no mundo real ou de quem não é gamer, não é utilizada de forma tão intensa”, finaliza. Este é o caso, por exemplo, da mira para o CS:GO e da visão estratégica, boa comunicação e ação rápida para o LoL.

Ou seja, exatamente por isso podemos afirmar que os pro players dessas modalidades são fora da curva quando o assunto é mira e reflexo rápido, por exemplo. Afinal, eles possuem o combo dos sonhos: muito treino, bons profissionais em volta e um quê de aptidão natural, claro.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.