Ryuichi Sakamoto morreu aos 71 anos no dia 28 de março de 2023. O compositor de trilhas para filmes e pioneiro em música eletrônica do Japão enfrentava um tratamento contra um câncer em estágio avançado. “Descanse em paz”, desejou o ícone dos videogames Hideo Kojima, postando um vinil do filme Furyo, Merry Chrystmas Mr. Lawrence.
A trilha sonora desse longa, que Sakamoto contracenou com David Bowie, marcou a entrada definitiva do compositor para a história do cinema. Foi graças ao filme de 83 que ele ganhou Oscar pela trilha de The Last Emperor.
Caetano Veloso sabia do amor de Sakamoto por Tom Jobim e pela música brasileira escreveu no Instagram:
“Tenho as melhores lembranças de Sakamoto. O grande músico japonês encantou, fascinou e assustou os brasileiros com a figura andrógina estilizada que ele cultivou na juventude. Mas a música é que era tudo. Tenho orgulho de ter gravado com ele e de ter me tornado seu camarada, honra que devo a Arto Lindsay, que era amigo dele e o aproximou de mim. O mundo dá adeus comovido a um dos seus maiores músicos”.
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?
Maria Luiza Jobim, filha caçula de Jobim, também lembrou do artista. “Obrigada por tudo”, escreveu ela, que é cantora e compositora.
Vengeful Guardian Moonrider, uma resenha por Pedro e Paulo Zambarda
Opinião: Por que Elden Ring foi o game que simboliza 2022 para mim?
Motorola Moto G62, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Entenda melhor