Um grupo de estudantes do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, está produzindo jogos que permitem aprender História de forma lúdica.
O grupo está desenvolvendo jogos interativos em plataformas do Google dentro do Programa de Residência Pedagógica do curso de História.
Com criatividade, o grupo está levando jogos de quebra-cabeça, tabuleiro e cartas para computadores e celulares, com conteúdos historiográficos para interação entre duas ou mais pessoas, por meio das ferramentas Google Meet e Google Jamboard.
Elaborados com imagens coloridas e didáticas, unidas à possibilidade de interação, esses recursos favorecem que os processos de ensino e aprendizagem sejam uma experiência coletiva e divertida, como afirma a coordenadora do grupo:
“Na História há temas maravilhosos para serem trabalhados que por si só inspiram a imaginação e a narrativa. Então, por que não juntar essas duas coisas: o jogo e a História?”, comentou a coordenadora do projeto Cláudia Monteiro.
“Elaboramos, por exemplo, o jogo Terra à Vista, sobre as navegações portuguesas e as condições de vida da tripulação. Já o Rotas do Deserto narra um pouco do cotidiano das viagens das caravanas de camelos no Saara e a importância dessas rotas para a expansão do Islã na África e para o desenvolvimento dos grandes reinos do Sahel”, destacou a docente.
Os jogos abrangem conteúdos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, a exemplo do Quebra-Cabeças Renasceninjas (vide iagem do artigo), e estão disponíveis para download no site da Residência Pedagógica em História da Unioeste, acompanhados de instruções.
Vimos no Café História.
LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros
Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer
Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá
Ver Comentários
Opa, muito legal! Parabéns pelo post e por nos divulgar! Estamos cada vez incrementando mais e mais jogos no nosso site e canal do youtube, visando espalhar essa relação de ensino-aprendizagem mais lúdica e que gera mais integração e socialização entre os alunos e o professor. Abraços e #CurtaHistória ;)!!