Mais de 250 empresas de games se mobilizaram contra o Marco Legal dos Jogos - Drops de Jogos

Mais de 250 empresas de games se mobilizaram contra o Marco Legal dos Jogos

PL do deputado Kim Kataguiri

Kim Kataguiri

Kim Kataguiri. Foto: Câmara

Diferentes empresas e associações regionais e nacionais do setor de jogos do Brasil estão se manifestando contrárias à aprovação do Marco Legal dos Jogos. A proposta, que ia ser votada nesta terça-feira (15) no Senado, inclui os games nas mesmas regras de tributação dos equipamentos de informática. No entanto, ela foi retirada de pauta.

De autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil/SP), o Marco Legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os fantasy games, conhecido como Marco Legal Dos Games, trata sobre a regulamentação da fabricação, da importação, da comercialização e do desenvolvimento.

As empresas do setor, no entanto, apontam incoerências no projeto, como o fato de excluir o caráter cultural dos games, bem como limitar suas atuações em áreas correlatas como educação e saúde, por exemplo, além de não considerar, para fins de incentivo, a formação de múltiplas áreas que não só a programação de computadores para atuar no setor. Uma reportagem do Brasil 247 afirma que há 250 empresas contra o PL de Kim.

Segundo o site lançado para colher assinatura de apoiadores, a medida prejudica todo o setor, que representa mais de mil empresas de jogos e emprega mais de 70 mil trabalhadores no Brasil.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Kim Kataguiri

Kim Kataguiri. Foto: Câmara

Para o presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RJ (RING), Márcio Filho, é necessário que essa pauta seja avaliada pelas comissões de tecnologia, educação e cultura antes de votar, para que possa de fato atender às abrangências do setor.

“Game não é só entretenimento, envolve áreas estratégicas para o desenvolvimento social e econômico. Há de se ter um olhar para o impacto no que diz respeito à geração de emprego e renda. Muitos profissionais como: desenvolvedores, programadores, designers, dubladores, podem ser prejudicados. O impacto de não incluir os segmentos todos é grande”, afirmou.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jairo

citar o Brasil 247 é é meu ovo! Mesmo se o projeto for bom vão criticar projeot do Kim