Missão da USP leva projetos de gamificação para fora do Brasil com apoio da ONU - Drops de Jogos

Missão da USP leva projetos de gamificação para fora do Brasil com apoio da ONU

Para enviar projetos para Reino Unido, França e Alemanha

Missão da USP leva projetos de gamificação para fora do Brasil com apoio da ONU. Foto: Divulgação

Do professor Gilson Schwartz, da USP, em seu perfil no Facebook:

Itamaraty patrocina jogos de impacto social

Missão da USP leva projetos de economia criativa e gamificação ao Reino Unido, França e Alemanha com apoio da ONU

23 de fevereiro a 8 de março

– “Roadshow” de projetos de jogos analógicos e digitais de alto impacto social, cultural e econômico em todas as áreas de atividade criativa

– visita a pólos de empreendedorismo disruptivo, criação artística e investimento em indústrias culturais e audiovisuais em Londres, Coventry, Glasgow, Paris e Berlim

– Ativação da campanha “Education for Justice” em parceria da “Cidade do Conhecimento” da USP com a Games for Change Accelerator de Nova York, ABRAGAMES e Departamento de Educação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Apoio: CAPES PRINT USP/Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidadas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Instituto Goethe, ABRAGAMES, Reitoria da USP, UNODC, UNESCO Games for Change, Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e Instituto de Iconomia

São Paulo, 10 de fevereiro de 2020

A primeira edição do Prêmio Itamaraty de Jogos de Impacto leva os três vencedores do concurso de start-ups “Pitch for Change”, sobre jogos e gamificação de impacto, para um giro europeu onde serão apresentados a investidores e parceiros. Os projetos foram selecionados durante a São Paulo Play Week, em dezembro, em conjunto pela USP, pela Aceleradora Games for Change de Nova York e ABRAGAMES (Associação Brasileira da Indústria de Games).

O Prêmio foi disputado por 18 concorrentes. Inclusão e cidadania foram os eixos da maioria dos projetos e três deles foram escolhidos para representar o Brasil em um “road show” por Londres, Coventry, Glasgow, Paris e Berlim no final de fevereiro.

O anúncio dos projetos vencedores foi feito em dezembro por Bruno Imparato, do Departamento Cultural e Educacional do Ministério das Relações Exteriores.

Foram selecionados projetos em três categorias: o game “Fofuu”, da empresa Fofuuu Soluções para Saúde e Educação, que auxilia na recuperação oral de crianças com distúrbios de fala, venceu na categoria Projeto (produto em fase de comercialização).

Os games “One Dollar”, da empresa Stuplendo, cuja tônica é a presença mundial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e os desafios que enfrenta em regiões de guerras e fome, e o “Gravitacional”, da Studica Solution, dedicado à acessibilidade de cadeirantes, conquistaram as categorias Protótipo e Ideia.

Para Mario Lapin, diretor da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais – ABRAGAMES, que apoiou o “Pitch for Change”, “é uma honra ter a oportunidade de apoiar uma rede que já é consolidada no mundo para que ela também se fortaleça no Brasil. Que os nossos desenvolvedores se inspirem, se capacitem e consigam atingir o sucesso comercial e também social, o da mudança”.

Presença internacional

Outra presença importante na seleção de projetos foi a de Margaret Wallace, presidente da Games for Change Accelerator, de Nova York.

“Quero agradecer a todos que demonstraram sua paixão pelo desenvolvimento de games. Fiquei realmente impressionada com tudo que vi e o que estão fazendo para mudar a sociedade com os games”. Ao final de sua fala, ela saudou os vencedores: “Nos vemos em Nova York!”

Após a missão britânica e europeia, os vencedores apresentarão seus jogos no Festival Games for Change, em julho, nos EUA.

Para o professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP, responsável pela realização do “Pitch for Change” e criador do jogo “Purposyum”, premiado pela agência da ONU para drogas e crime (UNODC) e organizador do “roadshow” com apoio da CAPES e da USP, a iniciativa confirma a força dos brasileiros na economia criativa.

Segundo Schwartz, que há 10 anos organiza os festivais da Games for Change América Latina em São Paulo, “os melhores mercados são aqueles nos quais as pessoas, as empresas e os profissionais estão competindo, mas tem um nível de cooperação que cria oportunidades para todo mundo. O pitching foi isso, todos assistiram à apresentação de todos, já fizeram network entre eles e recebemos um apoio inédito do Itamaraty, que ajuda na internacionalização da produção dos criadores brasileiros”.

Entusiasmado, ele completou: “Nossa prioridade é chegar ao mercado, especialmente o mercado internacional, conectando a academia, os criadores e todos os setores envolvidos na geração de emprego e renda na economia criativa brasileira”.

Além do Ministério das Relações Exteriores, a ação conta com recursos do Ministério da Educação (via bolsa CAPES de Professor Visitante Sênior no Instituto de Pesquisa em Artes e Humanidades do King´s College de Londres) e do Instituto de Iconomia.

SOBRE O PITCH FOR CHANGE

O “Pitch for Change” foi uma das atrações da São Paulo Play Week – maior evento brasileiro voltado para o segmento de jogos e games de impacto social, promovido pelo grupo de pesquisa e extensão Cidade do Conhecimento da USP, realizado de 28 de novembro a 8 de dezembro de 2019 na USP. O evento teve parceria da SP Negócios, da Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, e recebeu todos os selos da certificação para diversidade da ABRAGAMES. Também apoiaram a iniciativa importantes aceleradoras de “start-ups” como a Rede BNDES Garagem e a Liga Ventures.

SOBRE A ABRAGAMES

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a ABRAGAMES, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos.

A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos da cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Programa do Prêmio Itamaraty de Jogos de Impacto
2019-2020

Brazilian Games for Change Mission – UK/EU

Missão Brasileira Games for Change no Reino Unido + União Européia

São Paulo – Londres: Fevereiro, 23

24 – tarde – Londres
25 – dia todo –Glasgow/Edinburgh
26 – dia todo –Coventry

London– Paris: Fevereiro, 27

28 de fevereiro – visita ao CRI e ao Institut d´Iconomie
29 de fevereiro – Jogos Urbanos em Paris e Versalhes
2 de março – UNESCO, UNODC e a campanha “Education for Justice” na União Européia
3 de março – ICCA, Universidade de Paris

Paris – Berlin: Março, 3

4 de março – MD.H & Games Academy (Jogos Urbanos em Berlim)
5 de março – MD.H & Games Academy (Seminário)
6 de março – MD.H & Games Academy (Network com investidores e parceiros)

Berlim – São Paulo: Março, 7

Pólos de pesquisa, inovação, empreendorismo e políticas públicas confirmados

Reino Unido

Department of Digital Humanities, King´s College, Londres, https://www.kcl.ac.uk/ddh

Disruptive Media Learning Lab, Coventry University, https://dmll.org.uk/

Centre for Cultural & Media Policy Studies, University of Warwick, https://warwick.academia.edu/JoanneGardeHansen

França

Centre de Recherches Interdisciplinaires, CRI, Paris, https://www.cri-paris.org/en

Laboratório de Excelência Industries Culturelles et Création Artistique, ICCA, Universidade de Paris, https://icca.univ-paris13.fr/

UNESCO, UNODC, MIL CLICKS e Education for Justice, Paris, https://en.unesco.org/MILCLICKS

Alemanha

Media Design Hochschule (MD.H), Berlim, https://www.mediadesign.de/ueber-die-mdh/standort/berlin

Games Academy, Berlim, https://www.games-academy.de/en/homepage/

Como Participar?

Game designers, empreendedores na economia criativa, educadores com foco em tecnologia e mudanças sociais, culturais e ambientais podem aderir após seleção. Caso selecionados, os participantes terão acesso aos eventos e deverão cobrir as despesas de viagem por conta própria.

Projetos selecionados poderão integrar o portfolio promocional da Aceleradora Games for Change no Brasil.

Propostas de adesão devem ser enviadas até o dia 18 de fevereiro para schwartz@usp.br

Público-Alvo

Empreendedores em economia criativa, audiovisual, jogos e plataformas transmídia em todas as áreas de aplicação, estudantes e pesquisadores, artistas e investidores, patrocinadores e parceiros em projetos de inovação digital de alto impacto social, econômico e cultural.

Produção e Adesão

A Produção e Mídia serão coordenados pelo Instituto de Iconomia, entidade sem fins lucrativos que representa a rede internacional Games for Change no Brasil e América Latina.

Os custos de transporte (aéreo e terrestre), hospedagem, alimentação, seguros e outras taxas incidentes sobre viagens internacionais serão assumidos por cada participante.

PRAZO DE ADESÃO: 18 de fevereiro

Mais informações: gilson.schwartz@gmail.com

* Sujeito a processo seletivo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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