Drops de Jogos recebeu informações oficiais da agências de notícias Reuters. Thomson Reuters lança primeiro game de formação jurídica do Brasil.
São inúmeras as dificuldades enfrentadas pelo aluno de Direito na hora de estudar. Com grande volume de material teórico, muitos acabam se perdendo na interpretação das questões ou não conseguem aplicar as disciplinas nas provas. Como resultado, no último Exame da OAB, cerca de 70% dos alunos não conseguiram aprovação. Para ajudar estudantes de Direito a terem melhor desempenho nas provas, a Thomson Reuters e a Jogos Jurídicos Educação acabam de lançar o Law in Action powered by Thomson Reuters (LIA), o primeiro game de formação jurídica no Brasil.
Desenvolvido pela edtech em plataforma digital e com conteúdo do selo editorial Revista dos Tribunais da Thomson Reuters, o aplicativo ajuda a desenvolver três habilidades principais nos alunos: leitura e interpretação de texto, aplicação da teoria na prática e resolução de questões de Exame da OAB, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e concursos públicos.
Lúdico e inovador, o LIA possui um design amigável, com trilhas de resolução de problemas formuladas por renomada equipe de professores do Direito, podendo substituir até 100% da carga horária de uma disciplina, seja ela presencial ou a distância (EaD). Ele também pode ser utilizado pelo professor na sala de aula ou pelo aluno que deseja se preparar para as provas.
“A gamificação é uma inovação que deve ter grande impacto no ensino do Direito. O LIA captura a atenção do aluno, estimula sua percepção dos conteúdos, trazendo a teoria para a prática no formato e na linguagem que é mais facilmente absorvida, não somente para os jovens, mas estudantes de todas as idades e níveis de conhecimento. Por meio de competições e metas, os alunos são estimulados a aprender, simulando resoluções de casos práticos, aplicando dinamicamente os aprendizados”, explica Juliana Ono, Diretora de Operações Editoriais da Thomson Reuters.
“O Ensino a Distância veio para ficar no Brasil, não apenas pela pandemia, mas também em função das tendências regulatórias do Ministério da Educação e demanda do mercado. Mas o EAD precisa ser mais dinâmico e atraente para justamente capturar a atenção do aluno de hoje. Um conteúdo oral estático é incapaz de reter a atenção do aluno por muito tempo, todos os dias, durante toda a semana”, explica Fernando Herren Aguillar, criador intelectual da plataforma. “Com conteúdo da Thomson Reuters e a abordagem gamificada, o LIA cria um ambiente de estímulo e direcionamento do estudante para que ele se engaje de forma mais contínua e natural em seu aprendizado”, complementa.
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Com mais de um ano e meio de desenvolvimento, o aplicativo tem como base o conteúdo do selo editorial Revista dos Tribunais e, além das trilhas de aprendizado, propõe aos alunos embates entre si, testando o domínio dos conhecimentos e conquistando pontos. O LIA é ao mesmo tempo aula, prova e vista de provas, já que o aluno recebe um retorno sobre o seu desempenho e os motivos pelos quais errou ao escolher suas trilhas no embate. Ao acessar a plataforma, o estudante simula a profissão jurídica e escolhe livremente os caminhos técnicos para resolver as questões. Todo caso é precedido por cinco salas de preparação, além da Sala de Justiça (onde o problema jurídico é resolvido pelo aluno) e da Sala Lumen, que concede bonificações.
Durante todo o percurso, o aluno é orientado por conteúdo de livros de grandes autores da Revista dos Tribunais e, ao final de cada questão, recebe um relatório relacionado ao seu desempenho. Além disso, o LIA também fornece um relatório final que pode ser usado pelas instituições de ensino superior na hora de avaliar o estudante. A plataforma já está disponível para aplicação no currículo de universidades públicas e privadas.
Mais informações sobre a ferramenta estão disponíveis aqui.
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