Drops de Jogos recebeu informações oficiais sobre a rede de escolas. SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico em 20 escolas de São Caetano do Sul.
A SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil e patrocinadora da 1ª Coleta Geek de São Caetano do Sul, anuncia que o projeto desenvolvido no Grande ABC, em São Paulo, arrecadou 12.943 quilos de lixo eletrônico em 20 escolas da região. Com a participação de cerca de 10 mil alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal Pública e Particular de Ensino da cidade, a Coleta Geek de São Caetano foi realizada entre os meses de setembro e novembro, a partir de uma iniciativa da Agenda Geek pela preservação do planeta. Além de ações ligadas a sustentabilidade, o projeto envolveu diversas atividades relacionadas a games e educação, como torneios de eSports, entregas de prêmios e mais de 10 mil vagas gratuitas para oficinas de jogos eletrônicos, animação 2D e Photoshop, todas ações organizadas pela SAGA.
Na cerimônia de encerramento do projeto, realizada terça-feira (6/11), em São Caetano do Sul, Fabiano Holtsmann, head de parcerias da SAGA e fundador da Agenda Geek, fez um balanço sobre a iniciativa. “Estamos muito orgulhosos dos resultados da primeira Coleta Geek. A ação demonstrou a importância da conscientização dos mais jovens sobre temas como reciclagem e preservação do meio ambiente, e gerou uma grande mobilização entre os alunos. A participação de cada escola participante foi fundamental para o sucesso do projeto e esperamos expandir as parcerias como essa em novas iniciativas”.
A Coleta Geek foi realizada em três etapas. Na primeira os estudantes se mobilizaram para recolher equipamentos e componentes eletroeletrônicos para descartá-los corretamente, em caixas coletoras instaladas em cada escola participante. Na segunda, os estudantes engajaram com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) criados pela ONU e tiveram que produzir um vídeo de até três minutos explicando os principais tópicos da cartilha – o conteúdo das alunas Nivea dos Santos Vieira, Bruna Lovo Garcia e Nicole Campanhã Souza, do 8º ano da EMEF 28 de Julho, foi escolhido o grande vencedor dessa fase. Na terceira e última, organizado pela SAGA, os jovens puderam participar e se divertir com torneios de jogos eletrônicos interescolares.
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda
As escolas participantes do 1º Coleta Geek de São Caetano do Sul foram:
· EMEF Laura Lopes
· EMEF 28 De Julho
· EMEF Dom Benedito Paulo Alves De Souza
· EMEF Bartolomeu Bueno Da Silva
· EMEF Senador Flaquer
· EMEF Sylvio Romero
· EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer
· EMEF Prof Olyntho Voltarelli Filho
· EMEF Anacleto Campanella
· EMEF Elvira Paolilo Braido
· EMEF Oswaldo Samuel Massei
· Maria Teresinha Dario Fiorotti (Antiga EDA MANTOANELLI)
· EMEF Profa Eda Mantoanelli
· EMEF Prof. Rosalvito Cobra
· EMEF Prof Decio Machado Gaia
· EMEF Leandro Klein
· EMEF Padre Luiz Capra
· EMEF Angelo Raphael Pellegrino
· EM Prof Vicente Bastos
Além da Agenda Geek e da SAGA, a Coleta Geek contou com o apoio da BrasilReverso, empresa de gerenciamento de descartáveis que fez a coleta e pesagem dos equipamentos nas instituições participantes; da Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos; da Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade, e da AESP (Associação Educacional de São Paulo), que auxiliou na comunicação entre as escolas participantes.
Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis no site.
Sobre a SAGA (School of Art, Game and Animation) – Pioneira e referência nacional no ensino de desenvolvimento de games e cursos de arte digital, a SAGA já formou e transformou 200 mil alunos em profissionais qualificados e competitivos. Atualmente, tem 14 unidades em 7 estados (SP, BA, PE, DF, GO, SC e RS), todas com infraestrutura de última geração, professores altamente qualificados, atendimento pedagógico, material didático digital e licenças oficiais das mais avançadas ferramentas de software da Adobe, Autodesk, Unreal e Pixologic. Além dos cursos presenciais Start 5.0, de computação gráfica, e Playgame 6.0, de desenvolvimento de games, tem plataforma digital que oferece cursos on-line e ao vivo ou módulos de estudo que podem ser seguidos de acordo com o interesse de aprendizagem e contratados por assinatura. A SAGA também oferece seguro educacional, que garante até 4 mensalidades em caso de imprevistos sofridos por alunos matriculados em cursos com no mínimo um ano de duração, presencial ou on-line. Veja mais sobre a Saga em www.saga.art.br.
Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda
Testamos o SpatialLabs View, o “VR sem óculos” da Acer. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá