SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico

Com a participação de aproximadamente 10 mil alunos da cidade, projeto incentivou o descarte consciente de equipamentos eletroeletrônicos danificados ou não utilizados, e ainda contou com torneios de esportes eletrônicos, prêmios e oficinas gratuitas

SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico

SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais sobre a rede de escolas. SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico em 20 escolas de São Caetano do Sul.

A SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil e patrocinadora da 1ª Coleta Geek de São Caetano do Sul, anuncia que o projeto desenvolvido no Grande ABC, em São Paulo, arrecadou 12.943 quilos de lixo eletrônico em 20 escolas da região. Com a participação de cerca de 10 mil alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal Pública e Particular de Ensino da cidade, a Coleta Geek de São Caetano foi realizada entre os meses de setembro e novembro, a partir de uma iniciativa da Agenda Geek pela preservação do planeta. Além de ações ligadas a sustentabilidade, o projeto envolveu diversas atividades relacionadas a games e educação, como torneios de eSports, entregas de prêmios e mais de 10 mil vagas gratuitas para oficinas de jogos eletrônicos, animação 2D e Photoshop, todas ações organizadas pela SAGA.

Na cerimônia de encerramento do projeto, realizada terça-feira (6/11), em São Caetano do Sul, Fabiano Holtsmann, head de parcerias da SAGA e fundador da Agenda Geek, fez um balanço sobre a iniciativa. “Estamos muito orgulhosos dos resultados da primeira Coleta Geek. A ação demonstrou a importância da conscientização dos mais jovens sobre temas como reciclagem e preservação do meio ambiente, e gerou uma grande mobilização entre os alunos. A participação de cada escola participante foi fundamental para o sucesso do projeto e esperamos expandir as parcerias como essa em novas iniciativas”.

 A Coleta Geek foi realizada em três etapas. Na primeira os estudantes se mobilizaram para recolher equipamentos e componentes eletroeletrônicos para descartá-los corretamente, em caixas coletoras instaladas em cada escola participante. Na segunda, os estudantes engajaram com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) criados pela ONU e tiveram que produzir um vídeo de até três minutos explicando os principais tópicos da cartilha – o conteúdo das alunas Nivea dos Santos Vieira, Bruna Lovo Garcia e Nicole Campanhã Souza, do 8º ano da EMEF 28 de Julho, foi escolhido o grande vencedor dessa fase. Na terceira e última, organizado pela SAGA, os jovens puderam participar e se divertir com torneios de jogos eletrônicos interescolares.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda

SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico

SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico. Foto: Divulgação

As escolas participantes do 1º Coleta Geek de São Caetano do Sul foram:

·      EMEF Laura Lopes

·      EMEF 28 De Julho

·      EMEF Dom Benedito Paulo Alves De Souza

·      EMEF Bartolomeu Bueno Da Silva

·      EMEF Senador Flaquer

·      EMEF Sylvio Romero

·      EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer

·      EMEF Prof Olyntho Voltarelli Filho

·      EMEF Anacleto Campanella

·      EMEF Elvira Paolilo Braido

·      EMEF Oswaldo Samuel Massei

·      Maria Teresinha Dario Fiorotti (Antiga EDA MANTOANELLI)

·      EMEF Profa Eda Mantoanelli

·      EMEF Prof. Rosalvito Cobra

·      EMEF Prof Decio Machado Gaia

·      EMEF Leandro Klein

·      EMEF Padre Luiz Capra

·      EMEF Angelo Raphael Pellegrino

·      EM Prof Vicente Bastos

Além da Agenda Geek e da SAGA, a Coleta Geek contou com o apoio da BrasilReverso, empresa de gerenciamento de descartáveis que fez a coleta e pesagem dos equipamentos nas instituições participantes; da Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos; da Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade, e da AESP (Associação Educacional de São Paulo), que auxiliou na comunicação entre as escolas participantes.

Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis no site.

Sobre a SAGA (School of Art, Game and Animation) – Pioneira e referência nacional no ensino de desenvolvimento de games e cursos de arte digital, a SAGA já formou e transformou 200 mil alunos em profissionais qualificados e competitivos. Atualmente, tem 14 unidades em 7 estados (SP, BA, PE, DF, GO, SC e RS), todas com infraestrutura de última geração, professores altamente qualificados, atendimento pedagógico, material didático digital e licenças oficiais das mais avançadas ferramentas de software da Adobe, Autodesk, Unreal e Pixologic. Além dos cursos presenciais Start 5.0, de computação gráfica, e Playgame 6.0, de desenvolvimento de games, tem plataforma digital que oferece cursos on-line e ao vivo ou módulos de estudo que podem ser seguidos de acordo com o interesse de aprendizagem e contratados por assinatura. A SAGA também oferece seguro educacional, que garante até 4 mensalidades em caso de imprevistos sofridos por alunos matriculados em cursos com no mínimo um ano de duração, presencial ou on-line. Veja mais sobre a Saga em www.saga.art.br.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments