O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, o jurista Silvio Almeida, concedeu uma coletiva de imprensa nesta terça (6) aos sites de esquerda e a imprensa independente pelo coletivo Barão de Itararé. Acompanhamos a conversa e tivemos direito a fazer uma pergunta para Almeida.
Perguntei ao ministro: A pasta está pensando alguma política para videogames após a fala equivocada do presidente da República, que repercutiu nas redes sociais?
Silvio respondeu: “Assim que o presidente deu a declaração, eu entrei em contato e fui conversar com ele. O presidente disse que todos os netos e os filhos dele jogam. Ele me apresentou a cartilha Lula Play, que foi proposta na campanha eleitoral por gamers. Eu não conhecia. É uma série de propostas. É uma cartilha que traz um diálogo importante de um mundo cooptado pelos extremistas.
As comunidades gamers são um prato cheio para extremistas de direita. É necessário de que disputemos esse espaço. Conversamos longamente.
LEIA MAIS
Ele tem inteligência política. O presidente Lula ficou convencido de que há necessário estabelecer um ponte e uma disputa esse mundo dos games. O Ministério está pensando nisso também. Por isso teremos a professora e pesquisadora Letícia Cesarino para isso, para disputar a cidadania digital”.
Veja a resposta do ministro de Lula a partir do minuto 57.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Live no canal de Bemvindo Sequeira aborda jogos não-violentos
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.