Do Portal da Unicamp. A Unicamp irá conceder, no próximo dia 6 de março (quinta-feira), às 15 horas, o título de Doutor Honoris Causa ao grupo Racionais MC’s. A cerimônia ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade com acesso restrito aos convidados dos homenageados, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Gabinete do Reitor.
Haverá inscrição prévia para participação remota (telões) do público em geral nos auditórios 1 e 2. Além disso, também serão disponibilizados telões na parte externa do Centro de Convenções, sem a necessidade de inscrição. O Canal Imprensa Unicamp transmitirá a cerimônia ao vivo.
O título de Doutor Honoris Causa, a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp, é concedido a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes; que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade; ou que tenham prestado relevantes serviços à Universidade.
A comissão de especialistas formada para avaliar a pertinência da concessão do título foi presidida pelo professor Mário Medeiros, do Departamento de Sociologia do IFCH. Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta a atuação política do grupo no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção.
A outorga foi aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp em novembro passado. Em novembro de 2022, o grupo participou de uma aula aberta na universidade, encerrando a disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada pela professora Jaqueline Santos, do IFCH.
Assista a aula aberta com Racionais MC’s na Unicamp:


Racionais. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.