Dólar abriu em alta de 0,07% nesta sexta-feira (24), cotado a R$ 5,5234, ensaiando uma leve queda semanal, apesar do período de cautela entre os investidores com o início do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Foram apenas três acordos comerciais anunciados até agora, e não há sinais de acerto em relação à taxa de 50% prevista para o Brasil.
O mercado também aguarda as negociações entre Trump e União Europeia (UE). Diplomatas europeus disseram à mídia internacional que o novo tratado deve estabelecer tarifas de 15% ao bloco europeu.
Esse seria o 4º acordo feito pelos EUA desde que o republicano começou a enviar cartas com tarifas mínimas a diversos líderes. Nesta semana, também foram anunciados tratados com o Japão — classificado por Trump como o “maior da história” — e com as Filipinas.
A falta de progresso nas negociações do Brasil com os EUA levou o Itamaraty a condenar as tarifas de Trump na quarta-feira, classificando-as como “arbitrárias” e “caóticas” em discurso na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Dólar. (Imagem: iStock.com/MicroStockHub)/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
