Dólar inicia a sessão desta segunda (13) em queda, recuando 0,48% por volta das 09h05, cotado a R$ 5,4782. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h. A semana começa com os mercados atentos a novos desdobramentos políticos e econômicos que podem influenciar o cenário global.
No Brasil, o foco está nas projeções do Boletim Focus, enquanto nos Estados Unidos, o clima é de tensão com a continuidade do shutdown e declarações de Trump sobre a China.
No Brasil, o Boletim Focus foi divulgado pelo Banco Central às 8h30. O relatório mostra que a estimativa do mercado para a inflação neste ano caiu de 4,80% para 4,72%. Já as projeções da taxa básica de juros (Selic) e do PIB ficaram estáveis nesta semana, em 15% e 2,16%, respectivamente.
Nos EUA, o presidente Donald Trump afirmou no domingo que as tensões com a China “ficarão bem”, tentando amenizar o tom após ameaças de tarifas adicionais de 100% sobre importações chinesas. A declaração foi feita dois dias após o anúncio das novas medidas.
Ainda nos EUA, o 13º dia de paralisação do governo prossegue sem acordo entre democratas e republicanos. Na sexta-feira, a Casa Branca confirmou demissões em massa no funcionalismo público, afetando setores estratégicos.
Segundo autoridades, os cortes já atingem departamentos como Comércio, Educação, Energia, Segurança Interna, Saúde e Tesouro. Apenas no Departamento do Tesouro, sindicatos informaram que cerca de 1.300 demissões estão sendo preparadas.

Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
