Drops de Jogos participa palestra na USP e aborda reformas no site e em seus canais - Drops de Jogos

Drops de Jogos participa palestra na USP e aborda reformas no site e em seus canais

Mudanças rolando por aqui

ECA-USP. Foto: Wikimedia Commons/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

ECA-USP. Foto: Wikimedia Commons/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Participei ontem, de forma online, do Papo Educom Comunicação sobre Jogos com pesquisadores da ECA-USP, promovido pelo professor doutor Richard Romancini. Junto comigo palestrou o advogado Anderson do Patrocinio, conhecido nas redes como o GamerAntifa. Ele estava presencialmente na Universidade de São Paulo.

Voltado para pesquisadores e profissionais de comunicação, contei a história dos jogos que aprecio, como entrei no jornalismo de games e o meu trabalho em outras áreas de imprensa, em veículos como DCM, Meteoro Brasil, Brasil247, UOL, The Intercept Brasil, EXAME.com e TechTudo. Contei sobre o trabalho de redação, de criação de documentários, jornalismo investigativo, jornalismo opinativo e o assédio judicial aos veículos de mídia independente.

E contei a história de quase uma década deste Drops de Jogos, que se viabilizou comercialmente em pouco tempo, expandiu na pandemia e sempre se dedicou a ser um espaço para a cena brasileira de games indie. Para 2025, no aniversário de 10 anos de existência, o DJ prepara uma série de reformas do seu conteúdo.

As mudanças estão diretamente relacionadas com a chegada ao nosso corpo editorial da coordenadora Patricia Gnipper. Patricia foi chefe de redação do Canaltech no momento em que a página se tornou a mais acessada em tecnologia no Brasil.

A ideia dessa reforma é abordar entretenimento e outras pautas que tornem o produto Drops de Jogos maior e mais abrangente. Por isso, uma série de mudanças serão implementadas progressivamente.

E isso foi abordado nos detalhes que são possíveis serem expostos nessa palestra da USP. Também falamos sobre fazer jornalismo claramente posicionado à esquerda e crítico ao sistema vigente.

Patrocinio abordou em suas falas a experiência com seu podcast Holodeck, a necessidade de organização em partidos políticos e grupos digitais, como a Soberana (do YouTuber Ian Neves), além da necessidade de uma formação crítica para abordar games que fazem propaganda do complexo militar americano, como a franquia Call of Duty.

A palestra foi gravada. Assim que a gravação for disponibilizada, iremos postar neste Drops de Jogos.

ECA-USP. Foto: Wikimedia Commons/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

ECA-USP. Foto: Wikimedia Commons/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments