Ebook Gamificação na Educação, da PUC-Rio, explica os valores sociais do recurso e suas aplicações - Drops de Jogos

Ebook Gamificação na Educação, da PUC-Rio, explica os valores sociais do recurso e suas aplicações

Gamificação é importante

  • por em 2 de setembro de 2021

Ebook Gamificação na Educação, da PUC-Rio, explica os valores sociais do recurso e suas aplicações. Foto: Reprodução

A gamificação ganhou atenção expressiva na última década e está se tornando um tema para os processos educativos, transformando o aprendizado em algo mais simples e muito mais divertido.

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Para auxiliar na disseminação da técnica, várias publicaçoes têm sido lançadas abordando o assunto do conceito mais empírico até formas de aplicação efetiva do modelo educacional proporcionado pela gamificação.

Lançado em 2014 e organizado pelos educadores Luciane Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Batista e Tarcísio Vanzin, o ebook Gamificação na Educação apresenta pesquisas que abordam o conceito da gamificação e suas potenciais aplicações no processo educativo formal e corporativo.

“O termo gamificação compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo”, explica o prefácio da obra.

Um exemplo são as famosas “estrelinhas” que a criança recebe nanrealização de trabalhos escolares ou da lição de casa.

O E-book reúne conteúdos como conceitos, indagações, aplicações e respostas sobre a gamificação e a educação, definições diversas sobre tema encontradas na literatura e o papralelo entre as teorias da Gamificação e Teoria do Flow, o fenômeno da gamificação para cenários educacionais como uma estratégia metodológica, entre outros temas igualmente importantes para compreender o recurso e avaliar sua aplicação nos ambientes de educação, cultura e conhecimento.

A pesquisa também aborda as redes sociais como dispositivos promotores de atitudes sociais que favorecem a aplicação da gamificação, avaliando a interface de um ambiente de aprendizagem baseado no potencial de gamificação para dispositivos móveis. Nesse ponto, o texto investiga a construção de interfaces como imagens, textos, interatividade e layout que podem ser concebidos dinamizar o conhecimento.

O ebook, distribuído por meio de Licença Creative Commons, que permite o uso não comercial da pesquisa, está disponível gratuitamente no site da PUC-Rio.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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