Exclusivo: Games for Change levará ideias da Rede Progressista de Games à ONU - Drops de Jogos

Exclusivo: Games for Change levará ideias da Rede Progressista de Games à ONU

  • por em 30 de junho de 2023

Gilson Schwartz, presidente da Games for Change América Latina - Imagem: Kao Tokio

Gilson Schwartz, professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP e presidente da Games for Change América Latina, participou do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil, que aconteceu em São Paulo, no último dia 28 de junho desse ano, e divulgou que a G4C pretende levar os ideais da iniciativa RPG – Rede Progressista de Games, para os debates no encontro da ONU, no início de julho desse ano.

“Nesse festival, que acontece daqui a 10 dias em Nova York [a partir do dia 28/06, data da fala do educador], vai ter um dia inteiro discutindo como fazer parte de uma transformação que nos leve ao desafio de encarar um desenvolvimento sustentável [envolvendo games com conscientização política]”, explicou Gilson, afirmando que, entre esses objetivos, está levar a agenda da Rede Progressista de Games à instituição internacional.

“[Estaremos na ONU] para discutir como é que a gente muda o mundo brincando. Mas uma brincadeira com consciência, principalmente dessa desigualdade que a gente enfrenta”, enfatizou, em uma palestra com foco na produção de games de cunho social, o economista, que é também sociólogo, jornalista, professor e pesquisador na área de comunicação, após a fala do ministro Silvio Almeida.

“É um orgulho para nós, estar no Brasil, estar na América Latina, e poder levar a nossa perspectiva de uma globalização descolonial e lá ajudar a pensar esse espaço de diálogo entre políticas. A Games for Change, como entidade, como rede mundial, traz essa dimensão da internacionalização para o nosso movimento”, afirmou o professor.

Schwartz acrescentou que, no final de 2023, o capítulo brasileiro da entidade realizará o 11º Festival Games for Change da América Latina, com muitas novidades.

Palestra de Gilson Schwartz – Imagem: Kao Tokio

Imagem: Kao Tokio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments