Indie

ABRAGAMES faz mapeamento de estúdios brasileiros para a 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. ABRAGAMES faz mapeamento de estúdios brasileiros para a 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games.

Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) anuncia, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o mapeamento dos estúdios de desenvolvimento de games do país para a elaboração da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. Desenvolvedores e estúdios de todo o território nacional estão convidados a participar da iniciativa e já podem acessar o formulário on-line para enviar suas informações e/ou de suas empresas.

“A primeira edição da pesquisa, realizada em 2022, nos ajudou a dimensionar a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos, que cresce a cada ano e já conta com mais de mil empresas. Saber a quantidade de estúdios espalhados pelo país, onde estão localizados, quantos funcionários empregam, entre outros dados, é fundamental para identificar suas necessidades e as melhores medidas para auxiliar em seus crescimentos”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “Pedimos a todos os estúdios que participem e façam parte desse estudo tão importante para a nossa indústria”. 

Além de ajudarem a dimensionar o tamanho da indústria de jogos eletrônicos e de serem contabilizados na maior pesquisa brasileira do setor, os estúdios poderão participar de uma campanha promocional que oferecerá quatro ingressos VIP para o BIG Festival 2023 – maior festival de games, criação, networking, e negócios da América Latina. Os nomes dos premiados serão revelados em 2 de maio e os estúdios participantes não precisam ser associado à Abragames para se inscrever.

A primeira edição da pesquisa, publicada em 2022, concluiu que existem pelo menos 1.009 estúdios espalhados por todas as regiões do Brasil. O Sudeste concentra mais da metade dos desenvolvedores (57%), seguido do Sul (21%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%). Além disso, 12.441 profissionais trabalham na indústria, sendo 29,8% mulheres.

Para acompanhar as iniciativas da Abragames pela indústria nacional de desenvolvimento de jogos, acompanhe as redes sociais da associação e visite o site oficial.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

ABRAGAMES. Foto: Divulgação

Sobre a Abragames

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Sobre o Brazil Games

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

GTA VI chega no fim de 2025

Um jogo que tem tudo para ser gigante

11 horas atrás

GTA V bate 200 milhões de cópias vendidas

Segundo game mais vendido da história

12 horas atrás

Phoenix Labs demite mais de 100 desenvolvedores e cancela todos os próximos projetos

Estúdio se concentrará em servir as comunidades Dauntless e Fae Farm daqui para frente

13 horas atrás

Após demissões, Activision anuncia “Elsewhere Entertainment”, estúdio para uma nova franquia

Com sede na Polônia, a nova equipe do estúdio está trabalhando para criar um novo…

13 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!