O desenvolvedor Renato Degiovani, reconhecido como o primeiro designer de jogos brasileiros, vem mantendo um trabalho de ‘garimpo digital’, resgatando Adventures desenvolvidos por profissionais do Brasil e do mundo ne seção Pergaminho, presente no site Tilt Online.
Os adventures, também conhecidos em português como jogos eletrônicos de aventura, são games focados na narrativa e não necessariamente na apresentação visual ou ação e caracterizados pela exploração de cenários, resolução de enigmas e quebra-cabeças e interação com outros personagens.
A compilação de jogos inclui projetos desenvolvidos para sistemas como ZX81, TRS 80, APPLE II, MSX e PC DOS, entre outros, e produzidos por profissionais reconhecidos no mercado nacional, a exemplo de Divino C. R. Leitão, Caio Chagas, Thais Weiller e Amora Bettany e estúdios como Skyjaz Games e Submersivo Game Studio.
No site Tilt Online o designer disponibiliza também sua farta produção de games pessoais, que vão do pioneiro Amazônia a Mensalão, o jogo, entre outros.
Para conhecer os Adventures resgatados pelo Renato, alguns deles hoje indisponíveis para venda, como Pesadelo – O Início e Pesadelo – Regressão, do extindo estúdio paulistano Skyjaz, basta acessar a página do Pergaminho no Tilt.net.
LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros
Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer
Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá
Ver Comentários
Uma correcção importante: o Pergaminho é um projeto internacional luso-brasileiro que surgiu com o objetivo de catalogar as aventuras em português (tanto portuguesas como brasileiras ou produzidas em português). Não é um projeto focado no mercado brasileiro, mas sim na produção lusófona. O "resgate" é feito por várias pessoas, inclusive de outros projetos externos ao Pergaminho.