Swâmi visita o Saara Ocidental e lança o jogo indie brasileiro Back to Dust – Hold it Together - Drops de Jogos

Swâmi visita o Saara Ocidental e lança o jogo indie brasileiro Back to Dust – Hold it Together

Uma grande experiência resultando em um grande jogo

Swâmi, o Saara Ocidental e seu novo game. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Steam

Swâmi, o Saara Ocidental e seu novo game. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Steam

Swâmi Abdalla-Santos, da KomBits, foi o primeiro brasileiro a se declarar desenvolvedor de jogos ao entrar no Saara Ocidental, território da África Setentrional, cercado por Marrocos e Argélia e envolvido em guerra colonial. Hoje Swâmi lança o game no Steam por R$ 20.

O dev explicou como funciona o game:

Desenvolvido pela KomBits Game Studio, Back to Dust coloca você no papel de uma família tentando sobreviver em meio a uma crise de refugiados. Inspirado em histórias reais, o jogo é focado em decisões que moldam o curso da jornada até a fronteira.

Com múltiplos finais e personagens com habilidades únicas, as escolhas que você fizer terão impacto direto na sobrevivência do grupo e no desenrolar da história.

O título foi criado na Ludum Dare em 2017. O título é um jogo sobre storytelling focado na tomada de decisões.

O Saara Ocidental vive uma guerra colonial. A República Saaraui foi fundada em 1975, após conquistar sua independência da Espanha. Depois de expulsar os espanhois, o povo saaraui passou a lutar contra a invasão do Marrocos, que buscava anexar seu território de cerca de 266 mil km², no norte da África, rico em fosfato e com uma vasta costa marítima voltada para o Atlântico.

Derrotado na guerra, em 1991, o Marrocos assinou um acordo de cessar-fogo com os saarauis, prevendo a realização de um referendo popular, mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que selaria a independência do Saara Ocidental. À época, foram entregues 2.500 soldados marroquinos que haviam sido capturados pelo Exército Popular de Libertação Saaraui (EPLS). Em troca, o reino de Rabat deveria libertar cerca de 600 presos saarauis, mas só entregou 200 pessoas.

De lá para cá, os dirigentes da Frente Polisário vinham optando pela via diplomática para retomar o controle do seu território. Além de colocar travas para a realização de um referendo sobre a independência do território, prometido há décadas, em novembro de 2020, o Marrocos voltou a bombardear o povo saaraui na região conhecida como “fenda de Guerguerat”, um acesso entre o deserto do Saara e o Atlântico.

Baixe o jogo aqui e confira uma breve entrevista com Swâmi em janeiro de 2024 na viagem.

Swâmi, o Saara Ocidental e seu novo game. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Steam

Swâmi, o Saara Ocidental e seu novo game. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Steam

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments