Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
O showcase da TecToy surpreendeu a todos com seu console a la Steam Deck, o Zeenix, além de PC, controle e apetrechos novos. Mas algo mais essencial e fundamental para a cena brasileira de jogos foi apresentado por Pedro Caxa, TikToker de sucesso, com mais de um milhão, e Eddy Antonini: A TecToy Game Studios.
Trata-se de uma divisão para impulsionar games indie brasileiros de sucesso, como Mullet Mad Jack, e outros ainda em vias de lançamento, como Gaúcho and the Grasslands (vencedor da pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer), Mark of the Deep e o sentimental Master Lemon, que aborda um amigo de um desenvolvedor que queria aprender islandês e morreu em um acidente de carro.
A iniciativa TecToy Game Studios ocupa um vácuo no ecossistema brasileiro de jogos indie, a falta de uma marca com credibilidade e história para unir diferentes estúdios nacionais, que precisam rodar seus títulos até em hardware nacional.
TecToy fez história com Master System, com Mega Drive, com Game Gear, com Dreamcast e até no fracasso do Zeebo, sabotado em seu lançamento. E agora tem uma iniciativa realmente antenada com as necessidades do mercado nacional.
Veja abaixo meu react e o release oficial em seguida.
A TecToy, empresa brasileira que é referência em videogames e brinquedos de alta tecnologia, está de volta ao universo dos games com muitas novidades e produtos exclusivos. Por meio de sua nova divisão gamer, a Zeenix, a fabricante apresentou hoje (22), durante a conferência on-line TecToy Showcase, seus primeiros lançamentos dessa nova fase, todos focados nos jogadores brasileiros. Entre as principais novidades, estão duas versões de um computador gamer portátil, três periféricos para jogos, um joystick e dois games que serão publicados pela TecToy.
“Esse evento é o primeiro passo do retorno da TecToy ao mercado gamer, e o nosso público pode esperar por muito mais. Além desses lançamentos, que estarão presentes na gamescom LATAM, muitos outros serão revelados nos próximos meses”, conta Eddy Antonini, head de gaming products na Zeenix. “Temos dedicado muito tempo, esforço e investimento em pesquisas e desenvolvimento de produtos. Como uma marca brasileira, que conhece bem o público local, podemos garantir que cada passo da Zeenix tem o propósito de atender as demandas e feedbacks da comunidade de jogadores do país, sempre com alta tecnologia e comprometimento”.
Os produtos da Zeenix anunciados durante o TecToy Showcase são:
PC ZENIX LITE
Computador portátil de entrada, o Zeenix Lite roda os principais jogos da atualidade em qualidade gráfica padrão. O dispositivo vem com um processador Athlon 3050e, 8GB de Memória RAM e SSD de 256 GB. Além disso, é equipado com porta USB tipo C, tela de 6 polegadas com resolução 1080p e uma taxa de atualização de 60Hz. O computador oferece conectividades Wi-Fi 5 e Bluetooth 4.2, e já vem com o Windows 11 Home.
PC ZENIX PRO
Já o Zeenix Pro é a versão pro do computador portátil da marca. É uma opção mais potente para quem quer rodar os principais jogos do mercado com o máximo de qualidade gráfica. O dispositivo vem com processador AMD Ryzen 7 6800U, SSD NVME com 512 GB de capacidade de armazenamento e 16 GB de memória RAM. Além disso, vem com Wi-Fi 6, conexão Bluetooth 5.2, porta USB 4.0 e tela de 6 polegadas de resolução 1080p com taxa de atualização de 60Hz.
TECLADO ZN175 PRO
Para acompanhar o computador portátil, a Zeenix anunciou o teclado ZN175 Pro, que vem com 81 teclas, switch Sky V3, cabo destacável, design gamer na cor preta e retrolumiluminação em LED. O periférico pesa cerca de 850g, proporcionando fácil transporte.
TECLADO ZN165 PRO
Além do modelo ZN175, a Zeenix apresentou um modelo de teclado mais compacto e leve – pesa 650g. O ZN165 vem com 71 teclas Dream Switch, apoio de mesa magnético, e design na cor branca. Além disso, conta com um cabo destacável e retroiluminação em LED
MOUSE ZNM130 LITE
A linha de periféricos da Zeenix também conta com o mouse gamer, o ZNM130 LITE, que é compatível com os PCs portáteis da marca, pesa apenas 75g, tem seis botões, e é equipado com um poderoso sensor de 10.000 DPI.
ZEENIX PRO CONTROLLER
O Zeenix Pro Controller é um joystick modular wireless, com botões analógicos anti-drift e conexão de 2.4 GHz, que pode ser conectado via receptor USB ou Bluetooth. O dispositivo é compatível com os PCs Zeenix, Nintendo Switch e dispositivos Android e iOS.
DAMNED 2 E MASTER LEMON
Além de todos os equipamentos tecnológicos que são a marca registrada da TecToy, o TecToy Showcase ainda teve espaço para mais um anúncio: os primeiros dois jogos publicados pela própria empresa nessa nova fase.
O primeiro deles é Damned 2, que rodará tranquilamente nas duas versões do PC portátil Zeenix. Produzido pela 9heads Game Studios, Damned 2 é um jogo de terror assimétrico, com opção para jogar em modo multiplayer de até quatro jogadores e será lançado na época do Halloween de 2024.
Em Damned 2, os jogadores deverão sobreviver contra um impiedoso monstro em um ambiente tenebroso, além de solucionar quebra-cabeças e coletar chaves para escaparem ilesos, tudo isso enquanto o monstro está à espreita.
Damned 2 é o primeiro jogo de terror psicológico assimétrico multiplayer do mercado e contará com uma experiência audiovisual imersiva, graças à Unreal Engine 5. Além disso, o sistema VOIP do Damned 2 simula ecos e reverberações no ambiente, o que aumenta ainda mais a imersão.
O outro jogo é o Master Lemon, um game em pixelart baseado na história real de Lemon, um jovem brasileiro poliglota que, após aprender 11 línguas estudando sozinho, sonhava falar islandês. Lemon é inspirado na história de André Lima, que meses após realizar seu sonho, faleceu em um trágico acidente de carro.
No jogo, o protagonista deve salvar uma terra distante de uma praga que consome memórias e ameaça a história do mundo e das línguas. Essa terra distante, repleta de desafios, guarda itens escondidos e colecionáveis, relíquias, palavras intraduzíveis de todo o mundo, artefatos mágicos e quebra-cabeças.
Zeenix na gamescom latam 2024
A TecToy contará com um stand de 120 m² na gamescom latam 2024, onde todos os produtos anunciados no TecToy Showcase estarão presentes e disponíveis para serem testados pelo público.
“Quero convidar o público que comparecer à gamescom latam para passar em nosso espaço, conhecer os lançamentos da Zeenix em primeira mão, e bater um papo conosco, pois o feedback da comunidade é muito importante para seguirmos acertando nos próximos lançamentos”, finaliza Eddy.
Sobre a Zeenix – A Zeenix é a divisão gamer da TecToy, maior fabricante de videogames e brinquedos de alta tecnologia do Brasil. A marca chegou oficialmente ao mercado em junho de 2024 com objetivo de oferecer ao gamer brasileiro produtos desenvolvidos para atender seus gostos e necessidades, e feitos sob medida por quem os conhece em sua essência. O portfólio da Zeenix inclui uma linha completa de periféricos gamer, jogos e um PC portátil, entre outros. Além disso, a Zeenix é dona da TecToy Cripz, organização brasileira de esportes eletrônicos com atuação no cenário competitivo de Free Fire.
Sobre a TecToy – Fundada em 1987, a TecToy marcou a vida de uma geração de brasileiros por meio da fabricação de videogames e de brinquedos de alta tecnologia. Com fábrica em Manaus e sede na cidade de São Paulo, é reconhecida há por sua qualidade e inovação, alavancadas em 2022 com a incorporação da Transire Eletrônicos, responsável direta pela democratização dos equipamentos eletrônicos de pagamento no Brasil. Por meio dessa combinação de expertises, A Tectoy acelera o desenvolvimento de um vasto portfólio de produtos, que vai desde o mercado de entretenimento de eletrônicos e equipamentos de última geração para automação comercial, até terminais POS e PINPads altamente seguros, bem como leitores de cartões sem contato (contactless). Em junho de 2024, lançou oficialmente a Zeenix, sua divisão gamer com hardwares e softwares o segmento de jogos eletrônicos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.