Indie

Webcomic, cenários e easter eggs: confira as curiosidades do indie brasileiro Asleep

O indie game brasileiro de terror psicológico Asleep, em desenvolvimento pelo estúdio Black Hole Games, já alcançou o patamar de 10% da arrecadação prevista em sua campanha de financiamento coletivo.

Esta é apenas uma das curiosidades do projeto, livremente inspirado em Silent Hill, e que tem como principal objetivo, segundo seus criadores, proporcionar uma experiência de nostálgica terror, sem perder o viés inovador das produções contemporâneas do gênero.

A equipe de desenvolvimento separou algumas informações que certamente despertarão o interesse do público que acompanha o panorama nacional do desenvolvimento de jogos digitais. Confira.

– O visual do jogo se baseia em uma grande quantidade de cenários inspirados em localidades reais da cidade natal de um dos desenvolvedores do jogo.

Piripiri é uma cidade pacata do interior do Piauí, cheia de histórias, lendas e locais emblemáticos, perfeitos para ambientar um game de terror. Somado às experiências pessoais do idealizador do projeto, Décio Oliveira, estes elementos constituem um universo rico de referências que aproximam conceitualmente o cenário do jogo das locações vistas em Silent Hill, game da Konami que serviu como uma das bases de criação do projeto.

– Asleep conta com uma cantora profissional na voz da protagonista Ana Lúcia.

Bruna Soares é uma profissional da música que empresta sua voz maviosa à personagem central, Ana Lúcia. Ao ser apresentada ao jogo, a artista não teve dúvidas em integrar o projeto, dando voz à heroína.

– A produção pretende ampliar a experiência imersiva do jogador por meio de uma narrativa transmídia.

A equipe do estúdio Black Hole Games está planejando a produção de contos e de uma webcomic pra agregar conteúdos extras ao universo do game, com detalhes sobre o local do jogo e alguns mistérios explorados pelos jogadores.

Parte dos conteúdos vivenciados no game também deverão ser transformados em histórias complementares, apresentadas a partir da perspectiva de alguns personagens encontrados na trama original.

– Asleep conta com a expertise de uma profissional mulher à cargo do roteiro.

Embora não seja incomum a presença feminina na produção nacional de games, a participação destas profissionais ainda parece pouco expressiva frente ao contingente masculino.

Dados da pesquisa Game Brasil 2018, apontam que as mulheres ocupam uma parcela de aproximadamente um quinto do total de desenvolvedores no país.

A escritora piauiense Juliana Almeida encarou o desafio de roteirizar a produção, concebendo elementos capazes de humanizar a personagem com grande sensibilidade, criando um vínculo mais efetivo entre o público e a narrativa do game.

“O que estamos criando com Asleep é algo muito único, temos a chance de trazer um plano de fundo totalmente novo para jogos do gênero e ainda utilizar de várias linguagens artísticas nesse processo”, declarou a profissional.

– O jogo estará repleto de “easter eggs”, ao estilo dos games dos anos 90, que devem garantir diversão extra aos interatores.

“Em vários momentos do jogo o jogador deverá perceber detalhes da época em que o game se passa, encontrando itens específicos, alguns envolvendo mecânicas diferentes, colecionáveis e até nos próprios consumíveis”, explica o texto de divulgação da desenvolvedora piauiense.

Adicionalmente, algumas passagens e momentos do enredo prometem surpreender os jogadores mais familiarizados com jogos de terror, prestando uma singela homenagem aos clássicos do gênero, afirmam.

– Décio Oliveira, idealizador e artista visual do jogo, participou da produção do indie game The Last NightMary, também do gênero terror, que conquistou grande repercussão internacional.

Produzido pelo Submersivo Game Studio, com Décio à frente da produção na condição de CEO do estúdio, The Last NightMary destacou-se entre os indie games nacionais em 2016, com vendas que superaram 35 mil cópias à ocasião.

“The Last NightMary, A Lenda do Cabeça de Cuia, foi um sucesso ao nosso ver [com um] score de reviews do jogo na Steam superarando os 80%”, declarou o desenvolvedor ao Drops de Jogos, naquele ano.

Interessados em contribuir com a campanha de financiamento coletivo de Asleep podem acessar a página do projeto no Catarse.

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