Brasil é o 6º país com maior tempo médio diário de jogos de videogame, diz Kantar Ibope. Foto: Divulgação
Drops de Jogos recebeu informações oficiais do Kantar Ibope, instituto de pesquisas. Brasil é o sexto país com maior tempo médio diário de jogos de videogame.
O Brasil é o sexto país com maior média diária de tempo de jogo entre jogadores de videogame e três dos 10 maiores negócios na história da indústria de games foram fechados nos primeiros meses de 2022. O maior destaque fica para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, por US$ 68,7 bilhões em janeiro.
Para entender esse cenário cada vez mais aquecido, a Kantar IBOPE Media — divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia — preparou o material “O mundo dos games”. Trata-se da edição de março do Data Stories, conteúdo temático mensal da empresa.
A proposta do relatório é oferecer uma visão geral a respeito dos gamers. Com ajuda da pesquisa Target Group Index Global Quick View 2021, além de dados das ferramentas Video Streaming Report e TG.Net, a empresa descobriu quem são eles, como se comportam e como se relacionam entre si e com outras atividades enquanto jogam.
Potência global
Globalmente, a força dos games é nítida, uma vez que 72% dos usuários de internet jogam os títulos. E mais: esse público gasta 2h14min diariamente com a atividade.
Ao analisar os países de forma individual, o Data Stories aponta que o consumo ocorre com maior intensidade em regiões da Ásia e do Pacífico. O primeiro lugar fica com a China, onde 90% das pessoas jogam videogame e gastam 2h02min por dia com o lazer — veja aqui o Data Stories completo “O mundo dos Games”.
O Brasil também marca presença, ocupando a 15ª posição no ranking mundial. Dados apontam que 67% dos brasileiros jogam videogame, sendo que 42% o fazem todos os dias da semana. O público gamer gasta 2h30min diariamente com a atividade.
Hábitos nacionais
Os gamers brasileiros usam diferentes dispositivos para jogar. Os favoritos são smartphone (83%), console (47%) e computador (44%). Também é possível notar, em menor proporção, o uso de tablet (15%) e console portátil (14%).
Jogar, no entanto, não é um ato isolado. Os brasileiros costumam realizar outras atividades durante as partidas. Entre elas, destacam-se ouvir música (39%), conversar online (33%), navegar por redes sociais (30%), assistir a vídeos (22%) e pedir comida (19%).
Ainda vale ressaltar que 54% deles afirmam que é melhor jogar com outras pessoas. Prova disso é que 62% dos Gamers gostam de participar de jogos multiplayer online com desconhecidos e 51% aproveitam a modalidade com amigos.
A tendência do streaming
Além de jogar, os brasileiros costumam assistir a streaming de games. Nesse contexto, a Twitch é a plataforma mais relevante. O consumo do serviço é feito majoritariamente por homens (69%) e pela faixa etária de 24 a 34 anos (38%). Os usuários também preferem acompanhar o conteúdo por computador (62%) ou smartphone (33%).
É importante destacar ainda que 27% dos jogadores no Brasil compartilham suas próprias experiências, seja por meio de gravação do game, seja com screenshots ou stream.
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Brasil é o 6º país com maior tempo médio diário de jogos de videogame, diz Kantar Ibope. Foto: Divulgação
Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Opinião – Decisão da EA de remover Rússia do Fifa parece um erro. Por Pedro Zambarda
Mario + Rabbids Kingdom Battle, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Dandy Ace no Switch, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Lançamento deve rolar na virada de maio para junho deste ano
Alguns peixes do litoral brasileiro têm venenos perigosos para os humanos
Estudo de pesquisadores japoneses sugere que primeiros organismos a fazer a fotossíntese na Terra deram…
A pandemia de covid-19 mobilizou cientistas no mundo inteiro para entender e combater o novo…
Sua mãe era parente de Allende