A última terça-feira (18) foi o dia de atualizar o Linkedin para todos os desenvolvedores baseados nos EUA que trabalharam em Marvel Rivals. Segundo diversos relatos começaram a pipocar nas redes sociais, houve uma demissão em massa no estúdio de Seattle da NetEase.
De acordo com Nick Calandra, fundador do grupo de mídia Second Wind, todas as seis pessoas que faziam parte da divisão estadunidense de Marvel Rivals foram demitidas ontem. Isso incluiu até mesmo nomes “grandes” e que normalmente não caem nesse tipo de layoff. Entre eles estão Thaddeus Sasser, diretor de desenvolvimento, e Jack Burrows, um dos principais designers de fases do game.
Como apurou o repórter Stephen Totilo (ex-Kotaku), as demissões fazem parte de uma nova estratégia da NetEase para concentrar o desenvolvimento do game na China. Em nota oficial, a NetEase confirmou que as demissões não irão impactar o desenvolvimento do game. Isso quer dizer que todo aquele roadmap que ela já tinha anunciado continua valendo, e não haverá nenhuma mudança nas datas de lançamentos de novos personagens e temporadas.
Abaixo você pode ver a nota oficial (em inglês) da NetEase sobre as demissões na íntegra.
O que isso significa para Marvel Rivals?
Para o lado do jogador, essas demissões não mudam nada mesmo. Como aparentemente foram “só” seis pessoas demitidas de um time de apoio, não é mesmo algo que fará alguma diferença significativa no contínuo desenvolvimento de conteúdos para Marvel Rivals.
Mas a notícia é estranha por outro motivo: Marvel Rivals é um dos maiores sucessos de 2024. É meio “normal” se deparar com notícias sobre demissão em estúdios que lançaram jogos que não atenderam às expectativas (olá, Concord!). O game arrecadou mais de US$100 milhões só no primeiro mês, e está aos poucos roubando o protagonismo em um nicho que desde 2016 era dominado exclusivamente por Overwatch.
No entanto, é preciso focar aqui no motivo da demissão: focar o desenvolvimento no núcleo chinês do game. Como bem lembra o analista Daniel Ahmad, essas demissões fazem parte de uma redefinição de toda a estrutura fora da China em andamento na NetEase. Desde o ano passado, a empresa tem diminuído os investimentos que fazia no Japão e nos EUA, e é possível que novos layoffs nas equipes desses países aconteçam com o passar dos meses.
Também não podemos desconsiderar os aspectos políticos dessa decisão. Afinal, na prática a NetEase praticamente eliminou qualquer relação do desenvolvimento de seu jogo de maior sucesso com um país que tem um presidente que adora jogar todos os problemas do mundo nos imigrantes e na espionagem chinesa. É uma possibilidade real que a dona de Marvel Rivals tenha decidido agir antes de qualquer nova ordem presidencial que afete empresas chinesas operando em solo americano atrapalhe o desenvolvimento da galinha dos ovos de adamantium da NetEase.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.