Conheça o evento inVideogames Summit Lisboa, em Portugal

Importante conhecer a cena de Portugal

Conheça o evento inVideogames Summit Lisboa, em Portugal

Conheça o evento inVideogames Summit Lisboa, em Portugal. Foto: Divulgação

Informações de Elio Filho, parceiro do Drops de jogos, no site português SideQuest. Será realizado na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa, durante os dias 09 e 10 de janeiro, a segunda edição da “inVideogames Summit Lisboa”, através do programa Erasmus+.

E impulsionado tanto pela Elemento – Associação Ludopedagógica de Portugal quanto pelas empresas Delaguila e Agama Interactive de Espanha, além do apoio das Bibliotecas de Lisboa (BLX) e Junta de Freguesia do Lumiar.

Com agenda diversificada e conteúdo relevante, o evento promete debates chamados “insummit talks” e workshops “insummit experimental activities” contendo temas variados e relevantes, composto por 12 speakers internacionais, 6 painéis de actividades e mais de 16 horas de treinamento. É um evento internacional que visa promover a utilização e desenvolvimento de videojogos e realidades estendidas (realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista) na educação, formação e saúde. Acompanharemos os participantes numa viagem que revela como estas inovações tecnológicas estão a moldar o presente e o futuro destas áreas vitais, redefinindo a forma como adquirimos conhecimentos, competências e cuidamos da nossa saúde numa sociedade cada vez mais digital.

Destacamos os seguintes temas nas agendas dos dias:

  • 9 DE JANEIRO: debates sobre realidade virtual para prevenir violência entre adolescentes, co-criação de jogos acessíveis como estratégia de inclusão social, game-based learning com a plataforma Minecraft Education, entre outros.
  • 10 DE JANEIRO: modelos de formação não formal, inclusivos e intensivos para o desenvolvimento de jogos sérios, direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade, treino e avaliação cognitiva em realidade virtual, videojogos e realidade virtual para promover o bem-estar emocional das crianças, sobre ambientes digitais imersivos para a reabilitação motora e cognitiva e como capacitar adolescentes para desenvolver videojogos que ajudem a melhorar a sua saúde mental e etc.
Vídeo das edições anteriores realizadas dias 22 e 23 de novembro em Terrassa e 24 a 27 de novembro em Barcelona, reunindo 20 profissionais multidisciplinares de Portugal e Espanha.

Os videojogos aplicados, jogos concebidos para outros fins que não o entretenimento, estão cada vez mais presentes em áreas onde tradicionalmente os jogos não estão envolvidos, como a educação, a formação ou a saúde.

Frank del Águila, promotor do inVideogames Summit, é um firme defensor da capacidade transformadora dos videojogos aplicados, “que nos permitem mudar comportamentos e hábitos sem que o indivíduo se aperceba, pois isso é feito através de um jogo, que nos permite aumentar motivação no processo de aprendizagem”. Explicou ainda em mensagem à Sidequest:

“Tal como Barcelona, Lisboa está a fazer investimentos significativos no sector dos videojogos e da realidade alargada. A Universidade Lusófona oferece uma licenciatura específica em desenvolvimento de videojogos e, recentemente, a Lisbon Unicorn Capital lançou um Gaming Hub. O inVideogames Summit, já na sua segunda edição em Lisboa, conta com a participação de profissionais de Barcelona e assume-se como uma iniciativa fundamental para facilitar a troca de conhecimentos e experiências. Além disso, pretende explorar possibilidades de projetos conjuntos com impacto social significativo entre estes dois países vizinhos com culturas muito semelhantes, nomeadamente através da aplicação destas tecnologias em áreas como a educação, a formação e a saúde. O principal objetivo é alavancar a colaboração entre profissionais de ambas as localidades para impulsionar a inovação e o progresso social.”

Arantzazu Herrador, psicólogo e cocriador do projeto “Entulugar”, explica que a realidade virtual é uma ótima ferramenta para gerar empatia. “Esta tecnologia permite-nos mudar o nosso sentido de presença de uma realidade para outra e ajuda-nos a gerar emoções. Estas características podem ajudar-nos, por exemplo, a prevenir a violência”.

Mais detalhes e programação completa AQUI!

  • Quando?
  • Dias 09 e 10 de janeiro de 2024.

LEIA MAIS

1 – Opinião: DJ lembra que Batman Arkham é a base de Spider-Man 2 e fala do sucesso de jogos de super-herois

2 – Bem Feito é a Lavender Town creepypasta indie brasileira. Por Pedro Zambarda

Conheça o evento inVideogames Summit Lisboa, em Portugal

Conheça o evento inVideogames Summit Lisboa, em Portugal. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments