Indústria

Kojima: Metal Gear Solid 2 ‘parecia impossível de lançar’ após 11 de setembro

Em entrevista ao IGN, Hideo Kojima falou sobre as dificuldades enfrentadas durante o lançamento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. O game de 2001 foi o de maior sucesso da franquia, com mais de 7 milhões de cópias vendidas globalmente. O designer conta que depois do primeiro Metal Gear Solid, ele estava exausto, em um estado tão terrível que o levou ao hospital.

Ele agradeceu apoio de Kagemasa Kozuki, fundador da Konami, durante todo o processo. “Olhando para trás, sinto que ele [Kozuki] mostrou mais preocupação comigo do que qualquer outra pessoa sempre que eu estava tendo problemas”.

Quanto ao lançamento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Kozuki também teve papel importante na decisão de Kojima de lançar o game. Após o atentado de 11 de setembro, o lançamento parecia impossível – mas aconteceu. Kojima fala como foi:

“O 11 de setembro ocorreu em 2001, pouco antes do lançamento de Metal Gear Solid 2. Tínhamos acabado de despachar a versão final, mas o jogo apresentava tanto o World Trade Center quanto o Pentágono. Parecia impossível lançar o jogo. Fui chamado para a diretoria e todos ficaram pálidos quando expliquei a situação. Ninguém quis me dizer o que fazer, com exceção do Sr. Kozuki, que tratou do assunto.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Hideo Kojima e Metal Gear Solid 2. Foto: Reprodução/YouTube

Enquanto pensava no que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de sair da empresa. Foi quando ele me disse: ‘Quando este jogo for lançado e a sociedade opinar sobre ele, eles estarão falando sobre você, seu criador, e sobre mim, a pessoa que o vendeu. Duvido que digam algo sobre mais alguém. O que você vai fazer? Estou pronto para o que acontecer’.

Quando soube o quão longe ele estava disposto a ir, tomei a firme decisão de lançá-lo juntos. O resto é história”.

Veja mais detalhes aqui e abaixo.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Gran Turismo 7: Atualização 1.54 traz novos carros, eventos e melhorias em IA

Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation

10 minutos atrás

SBT anuncia especial de Natal com convidado especial após demissões

E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas

17 minutos atrás

Saiba os planos do SBT para superar sua crise

Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões

25 minutos atrás

Jogos da Ubisoft têm até 90% de desconto em promoções de Black Friday

Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…

1 hora atrás

Produtor desabafa sobre demissão do SBT

Ele ficou 15 anos lá

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!