Um novo rumor está “abalando” a comunidade do jogo Marvel Rivals: estaria a NetEase inserindo códigos falsos de propósito no jogo, com o intuito de desencorajar vazamentos via datamining? Esta discussão começou no canal do Discord “Marvel Rivals Leak” e está rapidamente se espalhando para outras comunidades de fãs do jogo.
Quem levantou o assunto foi o leaker conhecido como Keone, que em uma mensagem ao canal disse ter “descoberto” que a NetEase (desenvolvedora do game) estava colocando propositalmente no código personagens “falsos”, que nunca serão disponibilizados para os jogadores. Ele ainda afirmou acreditar que isso era uma tentativa da empresa para identificar quem são os data miners que estão explorando o código do jogo para vazar informações sobre novos heróis.
Mas será mesmo que a empresa estaria fazendo isso?
Marvel Rivals e uma concepção errada de data mining
Para quem não sabe do que eu estou falando, data mining é um termo usado para explicar o ato de você explorar minuciosamente o código fonte de um programa (seja ele um jogo, um sistema operacional ou qualquer tipo de software) na tentativa de descobrir coisas que os desenvolvedores podem estar escondendo. Já data miner é a pessoa que faz essa exploração.
Essa é uma prática muito comum na comunidade gamer, e existem diversas fases secretas, mapas escondidos e modos inteiros de jogo que nunca foram terminados que são descobertos por data miners. No caso de Marvel Rivals, o data mining é usado mais especificamente para descobrir novos heróis que ainda não foram anunciados como parte do jogo.
Mas essa ideia de que uma empresa está usando o código para encontrar “leakers” vem de uma concepção errada do que é data mining. Como explica @zvis_ceral, nunca foi verdade que tudo o que se encontra escondido no código de um jogo é real. A prática de data mining serve para descobrir ideias e conceitos que, em algum momento, foram trabalhados pelos desenvolvedores. Mas não há nada que garante que elas se tornarão reais dentro do jogo em algum momento.
Resumindo: é totalmente impossível que uma empresa use linhas de código falsas para tentar conter vazamentos a partir de data mining? Não. Mas não parece ser esse o caso específico de Marvel Rivals. Até porque, entre os códigos marcados como “falsos”, estavam heróis reais que acabaram chegando ao jogo após o lançamento. Neste caso, qual o sentido de usar código falso para “evitar vazamentos” e colocar coisas que realmente vão chegar ao game ali no meio?
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.