Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda, concedeu uma entrevista para Keza McDonald do jornal The Guardian. Separamos alguns trechos para replicar aqui no Drops de Jogos. Leia na íntegra aqui. O Super Famicom (Super Nintendo Entertainment System) foi lançado em 1992 e a Nintendo tornou-se a principal empresa de videogames do mundo.
Por isso, Miyamoto virou o nome reconhecido como o principal designer de videogames do mundo. Ao contrário da maioria dos designers de jogos, Miyamoto também esteve envolvido no design dos consoles da Nintendo, no hardware.
É como resultado desta abordagem conjunta que as aparelhos da Nintendo sempre pareceram feitas na medida. Seja acariciando cachorros no Nintendo DS com tela sensível ao toque em Nintendogs, ou guiando Link através do mundo aberto 3D em Ocarina of Time.
Ou boliche usando controles de sensor de movimento no Wii Sports.
Miyamoto se encanta, segundo o Guardian, quando fala sobre os mínimos detalhes do design desses jogos e consoles, com aquele sorriso largo emergindo novamente.
Ele sente muita alegria em aperfeiçoar a diversão: “No começo, gosto de focar no panorama geral, ter certeza de que a ideia é nova, e daí até o fim – mesmo às vezes depois de enviarmos as coisas para a fábrica – gosto de relembrar os detalhes. Muitas vezes eles têm que me dizer: ‘Chega, chega!’”.
LEIA MAIS
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.