Indústria

Empresa do jogo Tibia, que apostou em cripto, cresce na pandemia e diz que paga bônus aos funcionários

A CipSoft, criadora do jogo Tibia, MMORPG, teve aumento de vendas na pandemia do novo coronavírus e afirma hoje que está pagando bônus de nove meses de salário aos funcionários. O game foi criado em Ratisbona (ou Regensburg, em alemão), na Alemanha, em 1997, mas teve seu melhor momento comercial somente após 25 anos.

Tibia foi criado em 97 quando quatro estudantes da universidade de Regensburg se juntaram e inventaram o que hoje é conhecido como MMORPG, diz o IGN. Até hoje os fundadores são os diretores executivos da empresa, que agora tem quase 100 funcionários. O game é jogado principalmente na América do Sul e na Polônia.

Segundo a companhia, os negócios estão excelentes desde 2020. A quarentena por conta do coronavírus desempenhou um papel importante na subida das vendas. Mas mesmo após as vacinas, os números seguiram em alta, embora a vida tenha voltado praticamente ao normal.

Tibia é um jogo freemium. Pode-se jogar de graça ou obter uma conta premium que traz benefícios. Há também a moeda premium “Tibia Coins”. É até possível vender personagens no Tibia. Inclusive, um brasileiro quer comprar o char top 1 do mundo e pode ter que gastar R$ 550 mil para isso. A CipSoft fica com uma parte do valor da transação de cada venda.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

CipSoft conta com quase 100 funcionários (Imagem: Mein-MMO)

Volume de vendas em rosa (em milhões de euros) e número de funcionários nos círculos

A empresa também abriu novas frentes de negócio, antenada com o mercado. Outro game deles, LiteBringer, é vinculado com a tecnologia blockchain e criptomoedas. O game é ambientado nesse nicho de NFT, em que os players ganham dinheiro, explorando o que Tibia só faz parcialmente.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!