Hideo Kojima, diretor e produtor de games, famoso por obras como Death Stranding e jogos da franquia Metal Gear Solid, trouxe em sua conta de Twitter algumas reflexões sobre o avanço tecnológico através do tempo e os desdobramentos sociais dele resultante. As declarações surgem quase como um desabafo diante da escalada bélica do mundo.
“(Em Metal Gear Solid 4) o Foxdie (um retrovírus desenvolvido para o Pentágono), criado para matar, se transforma em uma arma que elimina o mundo no útero de Snake. O homem que salvou o mundo se torna uma ameaça para o mundo no final”, comenta em uma das postagens.
“Quinze anos atrás, a ‘economia de guerra (revolução)’ que resultou em PMCs (empresas privadas de caráter militar), drones, procedimentos operacionais e lavagem de armas (weapon washing, no original) em MGS4 eram ficção científica. Como devemos nos sentir sobre o atual campo de batalha onde PMCs, drones e armas inteligentes vagueam?”, se pergunta o desenvolvedor.
Em um terceiro tuíte, Kojima rememora que, ao longo da saga, a batalha final com o chefe é sempre travada em um ambiente elevado. “O MGS1 acontece sobre o REX (um enorme armamento robótico), o (combate de) MGS2 se desenrola no telhado do Federal Hall e MGS4 está no andar superior (no topo de uma das edificações do jogo). Isso com Hitchcock em mente”, explica o diretor, evidenciando suas referências.
Seguem, abaixo, as três postagens originais (em japonês).
MGS4のスネークはOLD SNAKE。SOLID SNAKEからIS(存在)を引いた単語。自分を殺す為に作られたFOXDIEが、スネークの胎内で世界を殺す兵器に変異する。世界を救った男が、最後は世界の脅威となる。これはBIG BOSSに重ねています。
— 小島秀夫 (@Kojima_Hideo) June 10, 2023
15年前、MGS4で描いたPMCや無人機、SOPや武器洗浄に起因する“戦争経済(革命)”はSFだった。PMCやドローン、スマートガンが闊歩する現在の戦場を見て、どう感じればいいのか。
— 小島秀夫 (@Kojima_Hideo) June 10, 2023
最後にもうひとつw
MGSでに最終ボス戦は必ず高いところで闘います。MGS1はREXの頭上、MGS2はフェデラルホール屋上、MGS4では上甲板。これはヒッチコックを意識してのことです。— 小島秀夫 (@Kojima_Hideo) June 10, 2023
Imagem: Pixel Hunted
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