Jornalista Rui Xavier, de 79 anos, morreu na madrugada deste sábado (1°). Ele estava internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. Nascido em 1945, o carioca iniciou a carreira no final da década de 1960.
Rui trabalhou em veículos como “Gazeta Mercantil” e o “Estado de S. Paulo”, atuando na cobertura política e econômica. Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lamentou a morte do jornalista.
“É com pesar que a ABI comunica o falecimento de seu conselheiro Rui Xavier, na madrugada desse sábado (1º). Junto com seus familiares, colegas e amigos, convidamos para a sua despedida, nesse sábado, das 14h às 18h, na sede da Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro”, diz o comunicado.
Em 1994, Rui Xavier participou de um dos momentos mais marcantes do programa Roda Viva, da TV Cultura. Na ocasião, o jornalista questionou o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, sobre o enriquecimento do político e sua fracassada candidatura presidencial.
A pergunta gerou um quebra pau entre os dois. “Caluniador e mentiroso”, disse o ex-governador. Rui Xavier deixa esposa, dois filhos e três netos.
Com informações da TV Cultura.


Rui Xavier e Quércia. Foto: Reprodução/Roda Viva/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.