Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
Escrevi recentemente que, em cinco anos, os jogadores de Death Stranding de Hideo Kojima construíram um mundo envolvente graças ao seu modo online silencioso. Mas nesta nova breve resenha, quero abordar um detalhe que existe desde o momento um do modo história do game.
![Death Stranding Director's Cut - Final Trailer | PS5](https://i.ytimg.com/vi/QlLEmu8c-Vk/hqdefault.jpg)
E que existe também no novo God of War e God of War Ragnarök – o último que ando experimentando no PC.
![SUPERLIVE: CURTINDO DOMINGÃO](https://i.ytimg.com/vi/krNzsEIZozQ/hqdefault.jpg)
Trata-se do “jogos de pai”.
São games que ainda tem o protagonista padrão. Homem, branco, privilegiado e cis. No entanto, ao invés do desafio envolver um interesse amoroso, o herói ou antiherói é movido por um sentimento fraternal, mais inescapável e profundamente familiar, mesmo que você não tenha filhos ou sobrinhos.
Sam Porter Bridges de Kojima não tem uma relação íntima com Lou no começo de Death Stranding. Mas [SPOILERS AHEAD], ele passa a se conectar com aquele BB a medida que entende os desastres nucleares de DS e a sua própria origem no mundo entre vivos e mortos.
Kratos tem um passado que o torna carregado e uma profunda culpa pela morte da sua esposa, mas é Atreus e o medo do Ragnarök que o movem para além da sisudez. Ele ainda é incapaz de beijar o próprio filho, de demonstrar qualquer carinho mais íntimo, mas se sente no dever de colocar aquele jovem em uma missão pela sua sobrevivência.
Os “jogos de pai” ainda entram em estereótipos machistas e seguem uma normalidade pouco diversa, mas mostram, em seus mundos apocalipticos, que a fraternidade da responsabilidade é capaz de gerar uma grande identificação.
Num mundo vazio como Death Stranding, é Lou, com todos os seus choros e gritinhos de felicidade, que dão alguma humanidade para tantas aberrações que surgem muitas vezes do nada.
É Atreus que amolece o coração de Kratos para assumir as culpas de seu passado e – eventualmente – superá-lo.
![Death Stranding e God of War. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos](https://i0.wp.com/dropsdejogos.uai.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/01/death-stranding-scaled.jpg?resize=950%2C527&ssl=1)
Death Stranding e God of War. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
![DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO](https://i.ytimg.com/vi/Bvh9pa8RDfk/hqdefault.jpg)
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.