Na semana passada, a Square-Enix entrou com um processo nos EUA para impedir o lançamento de Metal Storm (Mecharashi na China e Japão), um jogo de combate de mechas para mobile e PC.
O problema? A empresa alega que a BlackJack Studios (desenvolvedora da game) utilizou assets que pertencem à Square sem autorização.
Explicando: A BlackJack e a Square-Enix possuíam uma parceria para o desenvolvimento de um jogo mobile da franquia Front Mission. Este jogo foi anunciado em abril em 2022, e iria se chamar Front Mission 2089: Borderscape, e que foi cancelado alguns meses depois.
Só que, como o game já estava em um estado avançado de desenvolvimento, a BlackJack resolveu finalizar ele e lançá-lo na China e Japão com o nome de Mecharashi. Este lançamento ocorreu em 2023, e a empresa estaria pronta para fazer o lançamento mundial do game.
Só que eles finalizaram o game usando os mesmos assets de personagens, gameplay, cenários e tudo mais desenvolvidos durante o contrato com a Square-Enix. E, por isso, a empresa está processando por “roubo” de propriedade intelectual.
Os autos do processo contam com 11 páginas de capturas de tela comparando imagens de desenvolvimento de Front Mission 2089: Borderscape com imagens do jogo Mecharashi. E, pelo que podemos ver, não houve nenhum esforço da BlackJack para tentar tornar o game algo próprio da empresa.

Exemplo de comparação entre Front Mission e Mecharashi que existe nos autos do processo (Imagem obtida via Polygon)
A ação movida pela Square-Enix pede para que a BlackJack remova do jogo qualquer coisa que viole a propriedade intelectual da marca Front Mission. Isso inclui designs de mecha, mecânicas de jogo e qualquer outra coisa do jogo que possa fazer alguém se pensar se tratar de um jogo da franquia de mechas mais famosa.
Além da remoção, a Square ainda pede uma indenização de US$150 mil para cada assets “roubado” usado no jogo. E pelo que podemos ver só pelas imagens de comparação no processo, se a Square-Enix ganhar a causa não apenas o jogo será impedido de lançar por aqui (já que a vitória nos EUA impediria o game de ser vendido na Steam, Epic Games Store, Play Store e App Store), como também significaria uma multa que pode chegar a várias centenas de milhões.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.