Estúdio Wildlife demite, em um dia, 20% do total de funcionários - Drops de Jogos

Estúdio Wildlife demite, em um dia, 20% do total de funcionários

Cortes na cena brasileira de jogos

  • por em 30 de novembro de 2022

Estúdio Wildlife demite, em um dia, 20% do total de funcionários - Imagem: reprodução

A desenvolvedora paulistana de games Wildlife Studios demitiu, no último dia 28 de novembro, mais de 200 pessoas de seu quadro de funcionários. O número representa 20% do total de empregados, segundo os relatos de fontes que pediram anonimato ao site Drops de Jogos.

Na rede social de empreendedorismo Linkedin, alguns profissionais afastados da empresa divulgaram a situação e passaram a oferecer seus serviços. “Hoje aconteceu um desligamento em massa na Wildlife Studios e eu fui um dos afetados”, diz um dos comunicados da rede. “Hoje, a Wildlife Studios anunciou um layoff [demissão em massa]. Eu não fui impactada, mas alguns colegas incríveis com quem eu trabalhei nos últimos anos foram.”, divulgou outra profissional.

O estúdio chegou a ser avaliado em US$ 1,3 bilhão pelo Benchmark Capital, em 2019 e vem produzindo jogos bem sucedidos para mobile há mais de 12 anos.

Duas fontes contatadas pelo Drops de Jogos em sigilo comentaram a situação. “É dificil dizer exatamente [a razão do expressivo corte]. O argumento foi que com a pandemia o mercado de jogos tinha crescido e por isso contrataram bastante gente e que agora o mercado está diminuindo de volta e pretendem focar nos live games e novos jogos”, comentou um dos profissionais.

Uma das pessoas diz que é “um posicionamento estranho e repentino da empresa”, que apontava que conseguiria se manter por alguns anos, “caso todos os jogos deixassem de ter rendimentos”. “Não sei dizer se o número é em torno de 300 funcionários, mas foi 20% mesmo”, complementou.

As pessoas envolvidas com o assunto falam em “crise global”, avaliou o profissional, que trabalha no exterior. A informação se soma à notícia veiculada neste ano, de que as empresas Tapps Games e Afterverse, também brasileiras, haviam promovido cortes em seus quadros.

Uma mobilização de profissionais teve início na rede buscando amparar os ex-funcionários da Wildlife, por meio da criação de uma lista de talentos, com dados que indicam suas áreas de atuação no mercado. A listagem solidária, disponibilizada na forma de uma planilha online, pode ser acessada por meio desse link.

Procurada, a assessoria de imprensa da Wild Life não apresentou resposta até a publicação dessa reportagem. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.

A equipe do Drops de Jogos se solidariza aos talentosos profissionais desempregados e deseja uma rápida recolocação no mercado.

Imagem: Reprodução

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments