O imageboard 4chan está atualmente inacessível depois que hackers/crackers aparentemente vazaram dados internos do site. Numa publicação na noite de segunda-feira no fórum rival soyjack.party, um usuário anônimo alegou que um hacker conseguiu vazar o código do site e as informações pessoais dos funcionários depois de estar no sistema deles por mais de um ano.
4chan hackeado
O usuário continuou afirmando que um administrador do 4chan, “na tentativa de controlar os danos”, tirou os servidores do ar. Na manhã de terça-feira, o quadro de imagens estava disponível apenas de forma intermitente.
Capturas de tela compartilhadas no tópico Soyjack mostram o que parece ser acesso de nível administrativo ao 4chan. Em um exemplo, uma imagem mostra uma discussão interna em /j/, um fórum privado para moderadores e aplicadores voluntários de diretrizes, conhecidos como zeladores.
Essas imagem também mostra o uso de uma ferramenta interna que permite aos moderadores visualizar a localização, o host e o endereço IP dos usuários anônimos do site, bem como bani-los.
Os supostos dados incluem uma lista contendo o nome de usuário e endereço de e-mail de um administrador, bem como aproximadamente 218 moderadores e gerentes.
Esses dados também contêm centenas de páginas de postagens arquivadas, bem como o que parece ser o código de backend do imageboard. Também inclui os nomes de usuários que compraram assinaturas anuais para o site, um programa chamado Pass.
Fundado em 2003, o 4chan está fortemente interligado à cultura popular da internet e é responsável por lançar tudo, desde os memes mais populares do mundo até o coletivo de hackers Anonymous.
O site tem gerado polêmica repetidamente por seu envolvimento em escândalos como o Gamergate, o vazamento de fotos de celebridades nuas em 2014 conhecido como “The Fappening” e a proliferação de memes racistas. Até o momento, o 4chan não divulgou nenhuma declaração sobre o hack relatado.
Com informações do Daily Dot e do 404.

4chan é hackeado; entenda o motivo. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.