Sony anunciou nesta terça (10) que o PlayStation 5 (PS5) alcançou a marca de 19,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Apenas no último trimestre fiscal (janeiro, fevereiro e março deste ano), foram vendidas 2 milhões de unidades. Essa número não atingiu a meta da empresa, que era vender 3,3 milhões de unidades neste período.
A companhia, mesmo assim, está otimista para o próximo ano fiscal (abril de 2022 a março de 2023): a expectativa é vender 18 milhões de unidades do PS5. Vale ressaltar que esses números são de consoles enviados ao varejo, e não de consoles vendidos ao consumidor final.
Os números baixos de venda é culpa, em parte, da própria Sony, que não consegue fabricar consoles o suficiente para atender a demanda. O mercado de tecnologia enfrenta a falta de componentes desde 2020, principalmente de semicondutores.
Sony até planejou encerrar a produção do PS4 no fim de 2021, mas a situação atual a obrigou adiar esse plano para 2022 e a cortar a produção de PS5 em 6%.
Por outro lado, o PlayStation 4 alcançou a marca de 117,2 milhões de unidades vendidas. Apenas no último trimestre fiscal, foram 100 mil unidades enviadas às lojas.
LEIA MAIS
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
A venda de games de PS4 e PS5 aumentou, com 14,5 milhões vendidos no último trimestre fiscal. No mesmo período do ano anterior, foram 7,9 milhões de jogos vendidos.
Em relação ao serviço de assinatura PlayStation Plus — que deve mudar em 13 de junho no Brasil —, houve uma pequena diminuição no número de assinantes: em março de 2022, eram 47,4 milhões de assinantes; em março de 2021, eram 47,6 milhões. Os usuários ativos mensais do PlayStation também caíram: 106 milhões, contra 109 milhões no ano passado.
O lucro da empresa foi menor que o esperado. No último trimestre financeiro, a Sony faturou 138,6 bilhões de ienes. Em resposta, a empresa afirmou que compraria de volta até 200 bilhões de ienes em ações no próximo ano.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Decisão da EA de remover Rússia do Fifa parece um erro. Por Pedro Zambarda
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.