SAGA lista os principais softwares para quem quer trabalhar com animação

Recomendações

SAGA lista os principais softwares para quem quer trabalhar com animação. Foto: Divulgação

Recebemos a seguinte informação:

As animações, sejam em 2D ou 3D, estão presentes em diversas produções artísticas da indústria criativa e do entretenimento, como história em quadrinhos, filmes, curtas-metragens, desenhos animados, teasers, propagandas e games. Só o mercado de animação 3D, por exemplo, movimentou US$ 12,2 milhões em 2020 globalmente, com taxa de crescimento anual de 6,2% entre 2021 e 2026, de acordo com o estudo ‘Global 3D Animation Market 2021-2026’ da 360 Research Reports.

Para auxiliar quem planeja ingressar nesse mercado, Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da escola SAGA, preparou uma lista com os principais softwares para criar animações em 2D e 3D.

• 3ds Max
Software da AutoDesk de modelagem 3D, permite renderização de imagens e animações e é muito utilizado para criar personagens em games, filmes de animação, maquetes eletrônicas, vinhetas e comerciais. De integração simples a outros programas, como o AutoCAD, o 3ds Max opera exclusivamente no Windows.

• Affter Effects
Parte do pacote Adobe, o Affter Effects é um software de animação e efeitos visuais padrão do setor, muito utilizado em pós-produção de vídeos. Com uma grande quantidade de ferramentas, permite ao usuário editar vídeos incluindo ou removendo elementos da cena, além de animar logos e personagens, por exemplo. O programa pode ser usado junto com o Photoshop e o Illustrator, outros programas da Adobe. É compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac.

• Blender
Único gratuito da lista, é um programa de código aberto desenvolvido pela Blender Foundation para modelagem, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo, compatível com Windows, Mac, Linux e FreeBSD. Disponível em diversos idiomas, incluindo o português, ainda oferece um serviço próprio de tutoriais para facilitar a aplicação dos recursos.

• LightWave
Desenvolvido pela NewTek, é um programa para modelagem, animação e renderização de modelos 3D. Mais indicado para quem já tem conhecimento e experiência, tem dois módulos principais – Layout e Modeler – confere alta qualidade aos efeitos especiais e filmes de animação e é compatível com Windows e Mac.

• Maya
Outro produto da AutoDesk, o Maya é um software de efeitos visuais 3D que está entre os mais utilizados para criar animações, sendo renderização, modelagem e simulação as principais especialidades desse programa. Muito utilizado na indústria de cinema, televisão e games, é compatível com Windows, Mac e Linux.

• Toon Boom
Produzido pela Toon Boom Animation Inc., o Toon Boom é o programa mais utilizado para animação 2D, inclusive por grandes produtoras. Ideal para animar personagens e sincronizar suas expressões com o conteúdo da fala, pode ser integrado ao Storyboard Pro, solução que combina desenho, script, controle de câmera, recursos de criação de animação e som. Compatível com Windows e Mac.

• TV Paint Animation
É um pacote de software de pintura 2D e animação digital da TV Paint Development SARL. Disponível para Windows, MAC e Linux, oferece diversas alternativas de telas e brushes, além de recursos de imitação de texturas escritas em papel, como lápis e caneta nankin. De interface bastante intuitiva, a plataforma também é útil para storyboard e possibilita acrescentar balões de diálogo e notas.

Para quem quer ingressar no mercado de animação a SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do país, com 16 unidades em oito estados brasileiros, oferece oficinas gratuitas e cursos presenciais e on-line de Animação 3D, Ilustração Vetorial e Animação 2D, Criação de Cenários 3D e Efeitos Visuais e Motion Graphics, além dos tradicionais cursos Start 5.0 e Playgame 5.0, que também contam com módulos de animação.

Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis em https://www.saga.art.br .

Sobre a SAGA (School of Art, Game and Animation) – Pioneira no ensino de desenvolvimento de jogos, a SAGA já transformou milhares de jovens em profissionais qualificados e competitivos. Criada em 2001, inicialmente com outro nome e focada no treinamento em informática, hoje é um Centro de Treinamento Autorizado da Adobe e da Autodesk, Academic Partner da Unreal Engine, Pixologic e Allegorithmic, e referência nacional em cursos de games e animação, com cerca de 20 mil alunos e 16 unidades: Lapa, Paraíso, Santana, Santo Amaro e Tatuapé na capital Paulista; Centro, em Guarulhos; Centro, em Campinas; Jardim Satélite, em São José dos Campos/SP; Centro, em Santo André/SP; Pituba, em Salvador/BA; Boa Viagem, em Recife/PE, Taguatinga, em Brasília/DF; Centro, em Belo Horizonte/MG, Centro, em Goiânia/GO, Centro em Florianópolis/SC e Centro Histórico em Porto Alegre/RS. Todas as unidades contam com professores altamente qualificados, atendimento pedagógico, material didático digital, laboratórios equipados com as mais avançadas ferramentas de software, equipamentos de última geração como mesas digitalizadoras e workstations com iluminação especial para desenho, e oferecem o curso Start, de computação gráfica para iniciantes. As unidades da SAGA da Lapa, Santo Amaro e Tatuapé, em São Paulo, e de Belo Horizonte, Salvador e Recife também oferecem o curso de desenvolvimento de jogos, Playgame. A SAGA também idealizou e promove o The Union, maior evento de computação gráfica do Brasil, e, em parceria inédita com a Gnomon School of Visual Effects, de Hollywood – EUA, criou a AXIS, escola internacional de arte digital localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo. Veja mais sobre a Saga em www.saga.art.br .

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments