A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS - Drops de Jogos

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS

Um resumão

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS. Foto: Divulgação/Drops de Jogos

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS. Foto: Divulgação/Drops de Jogos

Fizemos o resumo de duas reportagens do Drops de Jogos em vídeo. Confira o nosso resumão e faça um comentário para que a gente possa entender o que você está pensando.

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS

Relembre a reportagem principal.

O desenvolvedor Matheus Borba da GoGo Games, organizador da GameJam Plus, utilizou o jogo de uma criadora travesti para tecer críticas à organização da Gamescom Latam. Escreveu Borba: “Gostaria de expressar minha insatisfação a falta de profissionalismo no processo de seleção de jogos para eventos como Big Festival e Gamescom Latam”.

lunr.rdio.taxi // teaser

No texto, já apagado por Borba, ele diz que há jogos em wishlist que ultrapassam 50 mil ou 100 mil que deveriam ser reconhecidos pelo evento. E dá como exemplo o jogo lunr.rdio.taxi, da desenvolvedora travesti Talbone, da Soín, como um que não deveria ser contemplado pelo encontro.

Talbone escreve no LinkedIn sobre o caso, criticando Borba.

Como o LinkedIn apaga recompartilhamentos de posts apagados, minha resposta ao post de um colega aqui na rede foi perdida. Porém, reconhecendo a importância dos pontos feitos na minha resposta, decidi por redigir novamente parte do meu texto, omitindo relações com o autor do post original.

“Pra explicar um pouquinho pra quem ainda não conhece, lunr.rdio.taxi é um jogo de ritmo e drift com uma pesadíssima carga cultural brasileira. Naves inspiradas em clássicos carros do nosso dia-a-dia (tem uma nave que é um paredão de som!) e temáticas reais e concretas na vida do jovem brasileiro.

Temos trabalhado com DJs e produtores musicais de todo o país para construir um line-up que não será apenas uma trilha sonora, mas também uma experiência documental e metafórica da vida urbana noturna brasileira nos tempos atuais. É música BRASILEIRA DE VERDADE, que as pessoas ouvem, curtem e dançam.

Além dessa carga pesadíssima que nosso projeto já tem, enquanto produto, temos também uma outra frente importante na nossa produção: somos um time quase 100% formado por pessoas trans, neurodivergentes, e principalmente, de origens humildes e nada privilegiadas. A seleção do nosso projeto significará muito na vida de cada membro do time.

Não é nenhuma novidade que a indústria de desenvolvimento de jogos nacional é refém, a muito tempo, de eventos nada transparentes em respeito à seleção de jogos expostos, bem como também de uma escassez enorme de atenção midiática voltada para projetos nacionais. Não acreditamos que é o nosso jogo que vai mudar isso, mas é um tanto quanto triste ver que nossa presença em eventos como a Gamescom Latam é vista por alguns não como motivo de comemoração, mas sim de post indignado no LinkedIn. Porém, seguimos.

Alguns devem ainda lembrar de uma famosa ‘carta aberta’ para o BIG Festival reinvindicando mais transparência e critérios mais claros de seleção, redigida e assinada coletivamente, anos atrás. (https://lnkd.in/dSxJqQwv)
Meu nome (morto) estava entre as assinaturas da carta.

Sucesso pra todos nós.”

Lembrando duas coisas: Transfobia é crime, equiparado ao crime de racismo, e a falta de inclusão diversa na cena brasileira de jogos gera discussões como essa.

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS. Foto: Divulgação/Drops de Jogos

A RECLAMAÇÃO DA GAMESCOM LATAM, O JOGO DA TRAVESTI E O ATAQUE AO DROPS DE JOGOS. Foto: Divulgação/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments