Conheça a Homo Ludens Research & Cunsulting, que pesquisa a indústria de games

  • por em 4 de junho de 2023

Imagem: frame de vídeo com Ivelise Fortim, Kao Tokio, Lia Fuziy e Juh Oliveira.

A Homo Ludens Research & Consulting realiza ações na área de consultoria, pesquisa, cursos e palestras, especialmente voltadas à inovação, negócios digitais, economia criativa e empreendedorismo, entre outros.

O Drops de Jogos conversou com Ivelise Fortim, que é Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, onde também é docente, Mestra em Ciências Sociais e sócia-fundadora da empresa de pesquisa Homo Ludens.

A Homo Ludens também desenvolve projetos relacionados a corporate venturing, novos modelos de negócio, negócios sociais, psicologia, efeitos da tecnologia nas relações humanas, efeitos de jogos digitais em adolescentes e adultos, utilização de jogos digitais para fins educacionais e de saúde, orientação profissional, dependência de internet, cultura pop e políticas públicas relacionadas a negócios, psicologia e tecnologia.

A empresa também esteve à frente da elaboração o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, publicado pelo Ministério da Cultura em 2018, e no FEP Games, com a publicação de três relatórios-síntese pelo BNDES em 2014, diretamente envolvida na produção do capítulo “Jogos Digitais no Brasil: Mapeamento da Indústria de Proposições de Políticas Públicas” do Atlas Econômico da Cultura Brasileira – Metodologia I”, projeto que foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2018.

Como pesquisadora e escritora, Ivelise organizou publicações da Homo Ludens como, Mangás, Animes e a Psicologia, obra finalista do prêmio HQ Mix 2018; Mangás, Animes e a Psicologia 2, co-organizado com Cristina Lembo, também finalista do prêmio HQ Mix em 2019 e The Big Bang Theory e a Psicologia, de 2014.

Entre os trabalhos desenvolvidos e mais conhecidos pelo público, está o guia de orientação “O que as famílias precisam saber sobre games? Um guia para cuidadores de crianças e adolescentes”, organizado por Ivelise Fortim com a colaboração dos profissionais Julio Cesar Araujo, Luiz Ojima Sakuda, Daniel Tornaim Spritzer, Lynn Alves, Maria Thereza de Alencar Lima, Isa de Jesus Coutinho, Evelise Galvão de Carvalho, Rafael Gomes Karam, Vitor Breda, Véronique Donard, Rodrigo Nejm, Bianca Serrão, Thereza Rodrigues, Alessandra Borelli, Henrique Oliveira da Rocha, Jean Tomceac, Beth Carmona e Amanda Rolim Araújo.

O material, que pode ser baixado gratuitamente, apresenta o complexo jogos digitais, com o objetivo de combater a desinformação em relação aos games e gamers. Didático e de fácil leitura, o material mostra como os jogos podem ser usados de forma criativa e educativa, com informações sobre as possibilidades de profissionalização na área.

Detalhes importantes, como as interações online, o respeito entre os jogadores e segurança dos equipamentos e das pessoas também são abordados, com clara objetividade, esclarecendo as famílias sobre questões como dependência e violência em jogos e na segurança digital com a imersão nos games.

Interessados podem adquirir uma cópia digital do livro por meio de um cadastro no site da Homo Ludens.

Assista, abaixo, as explicações de Ivelise sobre o trabalho realizado pela empresa.

Imagem: frame de vídeo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments