Abstratus: um jogo de construir palavras. Por Jaime Daniel - Drops de Jogos

Abstratus: um jogo de construir palavras. Por Jaime Daniel

Jogo de mesa

Abstratus: um jogo de construir palavras. Por Jaime Daniel. Foto: Divulgação

Em época de pandemia e distanciamento social, as opções de lazer durante a semana diminuem muito. Família em casa, cada um com seu celular ou computador… Que tal um jogo de tabuleiro para unir a família? Não, não, nada de jogo de comprar imóveis ou guerras intermináveis… Que tal aprender algo novo? Para sua sorte, tenho uma sugestão aqui que vai despertar sua curiosidade!

Conheça Abstratus!

Abstratus é um jogo brasileiro, lançado pela editora Ludens Spirit em 2018 e criado pelos game designers Thelma Löbel, Auber Bettinelli e Alberto Duvivier, que, com certeza, deviam estar especialmente inspirados ao criar esse jogo. Regras simples, grande incentivo à criatividade e um atrativo para toda a família: esses já seriam bons argumentos para indicar Abstratus como ótima opção de entretenimento. Mas ainda tem um bônus: o jogo é muito bonito! E vou provar. Abra o seu kit e me acompanhe!

Quem vê Abstratus pela primeira vez pode até se confundir e achar que é um artigo de decoração. A caixa do jogo, bela e resistente, traz 4 kits de peças de acrílico e madeira que permitem partidas com 3 a 4 pessoas. Com uma pequena alteração nas regras, também é possível jogá-lo em apenas dois jogadores. (Humm, sua família tem mais de quatro pessoas? Guarde esse pensamento aí, daqui a pouco voltaremos a esse assunto…)

A ideia do jogo é bem simples. A cada rodada, os jogadores sorteiam uma carta cada um. Essa carta que contém, em geral, uma palavra: um conceito qualquer, como Templo, por exemplo. Então, cada jogador tentará representar tridimensionalmente esse conceito com seu conjunto de peças. Abstratus é um jogo de construir palavras! Parece fácil? Mas não é só isso. As cartas sorteadas pelos jogadores são acrescentadas a algumas outras, totalizando seis, embaralhadas e enfileiradas no centro da mesa. Aí, cada jogador tem de adivinhar qual das seis cartas ali dispostas corresponde ao conceito de cada um dos colegas, analisando as outras esculturas uma a uma. Ou seja, além de testar sua criatividade com as formas, você também colocará à prova seu poder de interpretar a criação do oponente. Pense assim: neste jogo você é, ao mesmo tempo, o artista e o crítico de arte!

Os jogadores ganham pontos quando acertam o conceito dos outros e também quando conseguem fazer os colegas acertarem seu próprio conceito. A partida dura quatro rodadas e o objetivo é conseguir o maior total de pontos. As cartas de conceitos têm quatro níveis de complexidade, um para cada rodada da partida. As categorias são bem sugestivas: Construtor/a de Paisagens, Mestre de Formas, Escultor/a de Possibilidades e Arquiteto/a do Impossível. E o jogo apresenta inúmeras situações! Talvez você não tenha tanta dificuldade para expressar a palavra Castelo ou Labirinto, mas já pensou em como transmitir com suas peças a ideia de Definido ou Expulso? Ou como adivinhar se uma escultura representa Espaço, Intervalo ou Proporção?
Espere, eu falei quatro níveis de cartas, né? Então, há uma quinta categoria com o sugestivo nome Idealizador/a de Novidades que… está em branco. Não, não é defeito da gráfica: são cartas em branco para que você crie o seu conjunto personalizado de conceitos! Canções, celebridades, times de futebol, desenhos animados: você escolhe! Aí é só botar a criatividade para trabalhar!

Então, para ajudar você a decidir se Abstratus é ou não um jogo para sua família, vamos relembrar as características mais importantes:

● Sistema de regras simples e muito rápido de aprender.
● Privilegia a criatividade, a dedução e a capacidade de extrapolar.
● Dentro da faixa etária indicada, o jogo pode ser jogado tranquilamente por pessoas de diferentes idades, em igualdade de condições.
● Os kits de peças são muito bonitos.
● A partida pode ser rápida o suficiente para você querer jogar uma segunda vez na sequência!
● Você provavelmente vai querer continuar a construir formas, mesmo quando o jogo acabar.
● O jogo é 100 por cento nacional! Vamos prestigiar os profissionais brasileiros!

Não, eu não esqueci! Se sua família for grande e provavelmente serão mais de quatro jogadores, saiba que a editora disponibilizou um pacote de expansão do Abstratus (comprado separadamente) que permite partidas com até seis participantes. Espero que sua mesa de jantar seja grande…

Abstratus pode ser adquirido em lojas especializadas em jogos de tabuleiro ou na loja da própria editora <www.ludeka.com.br>. Então tire sua criança do videogame ou aquele sobrinho das redes sociais, chame o avô para aprender um jogo diferente do dominó! Abstratus é o jogo que vai divertir toda a sua família!

Jaime Cancela realiza oficinas introdutórias de jogos de tabuleiro, está sempre presente nos principais eventos de RPG e boardgames em São Paulo e pode ser acompanhado através de seu canal de YouTube, O Metagamer.

LEIA MAIS – Drops de Jogos discute como falar de games e política

“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 com Charlie Brown Jr, uma resenha

Death Stranding, a resenha em tempos de coronavírus. Por Pedro Zambarda

Conheça o projeto Indie BR em 5

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto Tembo

Jaime, texto muito bom! Eu não teria escrito melhor, rsrs Abraços!

Jaime Daniel Rodríguez Cancela

Obrigado, Alberto! Abração!