Drops de Jogos recebeu informações oficiais da PGB. 63,2% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de eSports. Confira os dados.
Os esportes eletrônicos já fazem parte da rotina da maioria dos gamers brasileiros. Dados do painel “eSports” da Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 2022), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, mostram que 63,2% dos jogadores acompanham ou assistem a modalidade.
Além do consumo, outro destaque que o novo levantamento traz é a popularidade dos eSports entre os jogadores: o estudo aponta que 81,2% já ouviram falar de esportes eletrônicos, número 16,9 pontos percentuais maior em relação aos dados da PGB 2021.
“Definitivamente os eSports vêm ganhando mais espaço na rotina dos gamers brasileiros, se tornando um entretenimento cada vez mais conhecido. Os números indicam que, apesar do período de pandemia ter aumentado a visibilidade da modalidade no ano passado, o que pode ser atribuído pelo isolamento social, os esportes eletrônicos continuam a atrair a atenção dos jogadores, mesmo após o término das medidas restritivas”, avalia Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.
Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2022 também mostra dados que contextualizam melhor como os eSports estão inseridos no cotidiano do público: 24,9% assistem a conteúdos relacionados ao esportes eletrônicos ao menos duas vezes por semana; 21,9% veem três dias por semana enquanto 17,6% fãs consomem este tipo de conteúdo diariamente. Muitas transmissões e fases importantes de competições são realizadas em finais de semana, o que pode ser indicativo do maior número de pessoas assistindo ao menos duas vezes a cada sete dias.
A maioria dos espectadores (40,5%) costuma passar de uma a três horas por semana assistindo ou acessando conteúdos dos times, jogadores e competições. As plataformas preferidas para acompanhar as transmissões à distância são o YouTube (72,8%), Instagram (36,0%) e o canal de TV fechada SporTV (34,5%).
Veículos especializados em conteúdo de eSports são a principal fonte de informações do público que busca notícias sobre o cenário: 72,4% dos entrevistados acessam principalmente canais com expertise no assunto para se atualizarem sobre as competições, enquanto 33,5% informam-se através dos canais dos times e atletas.
Por fim, além de conhecer e acompanhar a modalidade, 48,7% dos gamers que consomem eSports também praticam algum tipo de esporte eletrônico, aponta o relatório.
LEIA MAIS
1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda
Sobre a Pesquisa Game Brasil
Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais da Pesquisa Game Brasil e Go Gamers.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.