Assim como outros aspectos da vida cotidiana, o xadrez, RPG, jogos de cartas e de tabuleiro tiveram sua migração acelerada dese o início da pandemia de covid-19.
Às quintas à noite, cerca de 50.000 pessoas se reúnem para assistir as partidas de RPG do grupo Critical Role jogando Dungeons & Dragons transmitidas via Twitch. Na mesma linha, plataformas online como Discord, Tabletop Simulator e D&D Beyond vêm angariando crescente participação de rpgistas online.
O jogo de cartas Magic: The Gathering, da Wizard of the Coast, detentora dos direitos de D&D, está disponível na internet, com um modelo mais simplificado de cartas, desde 2002. Em 2018, o game ganhou upgrde com uma plataforma animada, chamada Magic: The Gathering Arena.
No caso do xadrez, o esporte conquistou um grande número de adeptos com o isolamento social e adventos que impulsionaram o interesse pelo jogo milenar. O chess.com, popular site para se jogar e aprender o xadrez, contava com cerca de 300 mil pessoas por semana nos primeiros meses da pandemia. Após o sucesso da série da Netflix, O Gambito da Rainha, o número de usuários disparou. Segundo o instituto NPD, as vendas de tabuleiros de xadrez aumentaram em 87% e o volume de vendas de livros sobre o esporte alcançou 603% até dezembro de 2020.
O mestre americano Hikaru Nakamura conta com 1,1 milhão assinantes em seu canal na Twitch e canal do croata Antonio Radić, Agadmator Chess Channel, alcançou em fevereiro deste ano 1 milhão de assinantes no YouTube, sendo o primeiro ligado ao esporte a alcançar a marca.
Nos dias 21 a 23 de maio desse ano, os brasileiros poderão participar do RPGCON, evento totalmente online e gratuito com uma grade recheada de palestras e oficinas de grandes nomes desse segmento cultural.
Vimos na Exame.
LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros
Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer
Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.