Um grupo de estudantes do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, está produzindo jogos que permitem aprender História de forma lúdica.
O grupo está desenvolvendo jogos interativos em plataformas do Google dentro do Programa de Residência Pedagógica do curso de História.
Com criatividade, o grupo está levando jogos de quebra-cabeça, tabuleiro e cartas para computadores e celulares, com conteúdos historiográficos para interação entre duas ou mais pessoas, por meio das ferramentas Google Meet e Google Jamboard.
Elaborados com imagens coloridas e didáticas, unidas à possibilidade de interação, esses recursos favorecem que os processos de ensino e aprendizagem sejam uma experiência coletiva e divertida, como afirma a coordenadora do grupo:
“Na História há temas maravilhosos para serem trabalhados que por si só inspiram a imaginação e a narrativa. Então, por que não juntar essas duas coisas: o jogo e a História?”, comentou a coordenadora do projeto Cláudia Monteiro.
“Elaboramos, por exemplo, o jogo Terra à Vista, sobre as navegações portuguesas e as condições de vida da tripulação. Já o Rotas do Deserto narra um pouco do cotidiano das viagens das caravanas de camelos no Saara e a importância dessas rotas para a expansão do Islã na África e para o desenvolvimento dos grandes reinos do Sahel”, destacou a docente.
Os jogos abrangem conteúdos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, a exemplo do Quebra-Cabeças Renasceninjas (vide iagem do artigo), e estão disponíveis para download no site da Residência Pedagógica em História da Unioeste, acompanhados de instruções.
Vimos no Café História.
LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros
Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer
Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Opa, muito legal! Parabéns pelo post e por nos divulgar! Estamos cada vez incrementando mais e mais jogos no nosso site e canal do youtube, visando espalhar essa relação de ensino-aprendizagem mais lúdica e que gera mais integração e socialização entre os alunos e o professor. Abraços e #CurtaHistória ;)!!