Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games - Drops de Jogos

Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games

Em setembro

  • por em 30 de agosto de 2022
Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games

Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games. Imagem: Sesc SP

O Sesc São Paulo apresenta, no mês de setembro, o III Ciclo de Debates Lugar de Jogo, com mesas temáticas com especialistas para reflexão sobre os games e a contemporaneidade. Complementando essa iniciativa, o projeto oferece, também, o curso “Introdução à Arqueologia das Mídias e Arqueologia dos Games”, com o pesquisador Emmanoel Ferreira.

O curso discorre pela história das mídias e as frentes de pesquisa e desenvolvimento técnico-tecnológico dos games.

O professor e coordenador do mediaLudens: Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Experiência e Ludicidade, Emmanoel Ferreira, propõe o curso como forma de imersão no histórico dinâmice revolucionário das mídias interativas e sua relação com os jogos digitais.

O Lugar de Jogo é um ciclo de debates que segue para sua 3ª edição, com um recorte curatorial sobre a diversidade no jogar e temas como plataformas de jogos, game design e releituras de games, bem como os espaços de circulação de jogos e a relação com os apreciadores dessa cultura.

Para participar do curso “Introdução à Arqueologia das Mídias e Arqueologia dos Games”, que acontecerá por meio da plataforma Teams, basta inscrever-se online através deste link. As inscrições são pagas, com valores entre R$ 9,00 a R$ 30,00, dependendo da categoria de credenciamento dos interessados no Sesc SP (não-credenciados também podem se inscrever).

LEIA MAIS

1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda

Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games

Sesc SP realiza curso de Introdução à Arqueologia dos Games. Imagem: Sesc SP

Curso: Introdução à Arqueologia das Mídias e Arqueologia dos Games

Programa

O curso tem por objetivo primeiramente apresentar o campo conhecido como Arqueologia das Mídias, a partir de autores-chave para sua compreensão, como Friedrich Kittler, Jussi Parikka, Thomas Elsaesser e Siegfried Zielinkski.

Nas palavras de Parikka, “A arqueologia das mídias é apresentada como uma forma de investigar as novas culturas midiáticas através de insights de novas mídias do passado, comumente com ênfase em aparatos, práticas e invenções esquecidas, excêntricas e não-óbvias.”

Em seguida, abordaremos o – mais recente – campo da arqueologia dos games, ou, conforme nomeia Andrew Reinhard, Archaeogaming: um conjunto de conhecimentos, abordagens e métodos que visam melhor compreender os games em seus aspectos históricos, materiais e estruturais.

Com caráter expositivo-dialógico, é aberto a qualquer pessoa, em especial àquelas interessadas em temas como: comunicação, artes, história das mídias, tecnologias da comunicação, games, e afins.

Emmanoel Ferreira é Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e Coordenador do mediaLudens: Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Experiência e Ludicidade.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments