Após críticas da comunidade, SBGames terá evento “Jogos Diversos” de inclusão

SBGames 2021

SBGames 2021. Foto: Divulgação

A comunidade acadêmica fez críticas ao SBGames 2021, maior evento do setor, que tinha eliminado a área de diversidade e inclusão LGBT. Respondendo à insatisfações, o maior evento acadêmico do setor lançou o evento de “Jogos Diversos”.

O site oficial traz a seguinte descrição:

“Jogos Diversos

Jogos Diversos, uma iniciativa da SBGames, retorna em 2021 com força redobrada. Em parceria com a rede mundial Games for Change América Latina, Isabel Siqueira, Chairwoman da Jogos Diversos, anuncia uma nova plataforma de empreendedorismo para a diversidade. Os participantes poderão acessar tutoriais, oficinas, game jams e finalmente disputar o Pitch for Change com perspectiva de aceleração dos projetos na rede mundial.

‘Fala-se muito em diversidade como se fosse uma obrigação ou concessão. Em nossa visão, diversidade é uma dimensão criativa e disruptiva da própria luta pela inclusão social da diversidade’, afirma Isabel Siqueira professora da UFCSPA.

Na prática, a iniciativa Jogos Diversos será uma ponte entre o SBGames, em outubro, e o IX Festival Games for Change, em novembro. Além da Games for Change, serão formados ‘Embaixadores da Diversidade Lúdica’ para levar o projeto e trazer games para aceleração pela G.Round na Ásia (http://www.gameround.co/).

‘A pandemia propiciou um alargamento e aprofundamento da prioridade digital no enfrentamento de questões sociais, ambientais, culturais, econômicas e de identidade de gênero, cor, religião e outras. É portanto natural que a iniciativa da SBGames, Jogos Diversos, promova inovação em parceria com a Games for Change América Latina’, completa Gilson Schwartz, professor da USP que é também o Chair da Trilha de Cultura do SBGames.

Isabel Siqueira reforça: ‘Diversidade e Cultura são faces de uma única e profunda inquietação quanto ao futuro da democracia, da inclusão social e da reconstrução pós-pandemia. Vamos abrir oportunidades com prioridade para crianças e jovens que reforcem o paradigma brasileiro da diversidade lúdica, não-violenta e emancipatória'”.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments